segunda-feira, junho 05, 2006

Alguns dos 138 comentários (7)

Bibe malai said...
Acho que tal como a questão de quem manda na GNR, só vale a pena «perder» tempo a discutir a questão linguística timorense com o pessoal timeorense. PS: Malai Azul, podes voltar, estás perdoado, isto sem ti falta-lhe qualquer coisa (nem que seja aspecto gráfico)
Domingo, Junho 04, 2006 12:48:13 AM

Anonymous said...
Bem, a triste conclusão a que se chega é que afinal tudo isto não foi mais que um golpe vindo do exterior, com ajudantes no interior, etc e tal... mas, peço desculpa será que não é de ver também: é o próprio Governo timorense se abriu então completamente o flanco! Os serviços secretos timorenses existem? Se existem o que andaram a fazer com a informação de uns revoltosos que deram na situação que deu? A brincar aos cowbois? Não sabiam? Não sabia o povo? Não foi vista toda esta situação anterior como sintomática de uma estabilização levada da breca? Não? Pensei que a escola moçambicana teria ensinado isso. Tomaram as devidas precauções? Fosse a prisão dos revoltosos porque inadmissíveis tais situações no quadro de Instituições Democraticamente Eleitas! Mas na Constituição estão também outras questões de Direito! Tudo isso foi salvaguardado pelo Poder Político? Não parece de facto senão nada disto tinha acontecido! Tinham resolvido. Assim, como diria alguém que não recordo o nome: "PARA QUE O MAL FLORESÇA É APENAS NECESSÁRIO QUE OS HOMENS DE BEM NADA FAÇAM", acrescentando que quando fazem algo e mal, daí deverão tirar as respectivas ilações. Neste caso, consequências. Ou não foram alertados de que a situação não era de facto justa? Foram.
Domingo, Junho 04, 2006 1:40:08 AM

...sem comentarios... said...
no www.theaustralian.news.com.au/"Greg Sheridan: Throw troops at Pacific failuresOPINIONGreg Sheridan, Foreign editor June 03, 2006AEONS ago, in another life, I undertook a course in counselling people who were considering suicide. We were told that a suicide attempt represents a peak of experience. Even for someone perennially depressed, to get to the point of attempting suicide is a rare and unusually intense experience.Therefore, one of the central strategies in avoiding suicides is to get people past the peak. If you do, another peak may not arise again for a long time, perhaps ever. What is true of depressed people is also true of depressed nations. The moment just before they pass from being merely difficult, poorly run and impoverished to being actual failed states, where anarchy reigns and no coherent government functions, represents a peak of intensity. It also represents multiple, simultaneous systems failures. Such was the case in East Timor and Solomon Islands, the two South Pacific failed states in which Canberra has had to intervene with decisive military force to restore a semblance of order. We were also told in our counselling course that it was much better to get people before their suicide attempt. The attempt itself, even if unsuccessful, was likely to be immensely damaging and make recovery much harder. So it is with East Timor and the Solomons. The question for Australia is: could we have intervened before the suicide attempts and got them through the peaks? The answer is probably yes. The total lack of situational awareness by the Australians in the Solomons, which saw the Australian soldiers far away from Honiara on the day that Snyder Rini was announced as prime minister, the failure to pick up any verbal cues from the crowd of the devastating riot that followed, has to be chalked up as a failure of intelligence and execution. Similarly in East Timor, that the Government of Prime Minister Mari Alkatiri could sack one-third of its armed forces, a move custom-made to provoke a crisis, shows the limit of Australia's influence, despite being the largest aid donor to, and chief international sponsor of, East Timor. Australian policy in the South Pacific has been undergoing an agonising and profound revolution, from hands-off respect for South Pacific sovereignty to deepening involvement. But it may be that we still have not conceived of our involvement in the most useful strategic terms. Certainly if Alkatiri remains Prime Minister of East Timor, this is a shocking indictment of Australian impotence. If you cannot translate the leverage of 1300 troops, 50 policemen, hundreds of support personnel, buckets of aid and a critical international rescue mission into enough influence to get rid of a disastrous Marxist Prime Minister, then you are just not very skilled in the arts of influence, tutelage, sponsorship and, ultimately, promoting the national interest. It is perhaps time that Australia conceived of itself as the "US of the South Pacific". I don't mean that we absorb the states of the South Pacific into Australia. Quite the reverse. Rather, I mean that we take on the role that the US took on in East Asia after World War II, mentoring and tutoring devastated societies into economic and political modernisation and, crucially, providing for their security in the meantime. And like the US in Asia, we should do this in part through a system of military deployments, though naturally we would not call them Australian bases. According to the head of the Solomon Islands central bank, the riots that destroyed Honiara's Chinatown did more economic damage than the entire decade of ethnic conflict in the 1990s. In the end, the Australian taxpayer will pay for that damage. It would have been much cheaper, and much better for the people of the Solomons, if 500 Australian soldiers had been there to prevent this destruction. Similarly, East Timor today is poorer than it was under the Indonesians. As Malaysia's Deputy Prime Minister Najib Tun Razak has commented, its political structure is falling apart. Indonesia has played no part in East Timor's latest troubles. But if there ever is real difficulty on the East Timor-Indonesia border, it is not the fatally riven East Timorese military that will have to hold the line. It will be Australian soldiers. Given that Australia is going to pick up the bill and that it will certainly bear the full political responsibility for East Timor, a more activist and ongoing intervention would probably be a better course. What I am arguing is that, as part of a wider program of assistance involving lots of Australian personnel operating in South Pacific government agencies, deployments of Australian soldiers should be semi-permanently stationed in East Timor, Solomon Islands and, if necessary, other regional basket cases. The opposition to such a scheme would be substantial. Canberra would hate its budgetary implications and it would expose our grievous lack of soldiers, the most important security resource today. Unless it was handled well it could provoke a backlash in some South Pacific societies. But these societies have been increasingly asking for Australian soldiers, not the reverse. The South Pacific governments could see these deployments as enhancing their capacities, not abridging their sovereignty. The other suggestion, of a blanket guest-worker scheme for South Pacific islanders in Australia, is a bad idea that the Government is right to reject. Don't get me wrong. I want South Pacific islanders to continue to come to Australia as they have been doing. But it is critically important that they come in an orderly way and that those who come are the ones most likely to succeed here. Thus they should come under normal immigration criteria: as skilled immigrants, or through family reunion or the New Zealand route. There are more than 10 million islanders and a mad rush could destroy the pro-immigration consensus in Australia. On the other hand, international labour hire might help impoverished Pacific island societies just as it has helped Filipinos, who work in the Middle East and support their families, and their nation, back home. The bottom line is: if we are going to pay the costs anyway, we need to intervene coherently and clearly in the way that offers the best chance of success. Inevitably, this involves soldiers."...confesso que fico sem palavras para comentar...
Domingo, Junho 04, 2006 5:15:53 AM

Anonymous said...
...mas ha mais 'opinioes' como esta...visitem o site desse jornal australiano... 'keeping the nation informed' dizem eles
Domingo, Junho 04, 2006 5:26:06 AM

Margarida said...
Anónimo das 1:40 AD; Pergunta se não foi o governo que abriu o flanco nesta tentativa de golpe de Estado, o que andaram as secretas a fazer, se andaram a brincar aos cowbois, se tomaram as devidas precauções …Ontem à noite na SIC a Ana Gomes veio quase com o mesmo, mas pelo menos o Anónimo tem a honestidade de admitir que possa ter havido “um golpe vindo do exterior, com ajudantes no interior”. Isso que disse fez-me lembrar o que o PM de Timor-Leste disse na entrevista que deu esta semana ao “Público”: “Às vezes, por vontade de construir a paz, educamos os nossos militantes de forma a serem passivos demais. A nossa palavra de ordem escolhida em 2000 foi: “Tolerância máxima e vigilância total”. O que aconteceu foi uma tolerância sem limites e nenhuma vigilância.”Pois. Mas quando uma pessoa se lembra que mesmo com esta tolerância toda meia dúzia de meses depois de estar no cargo já havia manifestações de rua apoiadas pela Igreja Católica a exigir a sua demissão, nem sou capaz de imaginar o que teria acontecido se ele tivesse tomado acções mais “duras”. Quando se tomam as medidas que ele tomou pela defesa dos interesses do seu país, nomeadamente nas negociações vitoriosas pelo petróleo, todos os lobbies se põem de acordo para correr com ele e se ele se aguenta é porque a Fretilin tem um notável enraizamento popular e o apoia. E por isso mesmo, receio bem que os ataques se intensifiquem e que compete aos patriotas timorenses ajudarem o seu país ajudando a reforçar as suas instituições democráticas e apoiando quem de facto mostra na prática que trabalha pela soberania de Timor-Leste.
Domingo, Junho 04, 2006 5:37:07 AM

Anonymous said...
É inacreditável que a Australia, de maneira ilegal, venha tomar partido em TL. Estou propondo que cada internauta passe um e-mail para os jornais e embaixadas autralianas protestando contra este fato. O ONU tem a obrigaçao de vir a público para se explicar.AlfredoBrasil
Domingo, Junho 04, 2006 5:58:56 AM

AEF said...
Desconfio que os australianos vão dar um segundo golpe! Isto faz-me lembrar 75. Sei das diferenças, mas na verdade elas têm pouca importância no actual contexto. O que se passa e é evidente é que alguns timorenses tolos estão a fazer o joguinho de outra gente!É evidente!Portugal tem que ter muito cuidado para se posicionar nesta jogatana dos aussies.Sejamos cuidadosos, diplomatas, mas também destemidos! Seja das falinhasmansas de alguns analistas, tipos que fazem ciência e teoria das relações políticas, têm em conta todos os factores da chamada "política real", mas não dão um tostão para o respeito pela dignidade, pela verdade, pelo direito dos povos.Às vezes é preciso coragem e os pés na parede!Espero que os timorenses, depois da visita de Downner, não no falhem também. Seria mau demais. Para nós, mas sobretudo para eles.Abraço, irmãos, e força nas canetas!
Domingo, Junho 04, 2006 6:02:38 AM

Anonymous said...
Meu querido Eduardo Lobão são tantas as histórias de coragem e de lágrimas de timorenses... Não era preciso utiliza-las para promover a imagem de uma cidadã portuguesa que tanto se preocupa com o seu carro!Ou trata-se de uma sua amiga ?!As suas preocupações com os cidadãos portugueses parecem-me bastante elitistas.Abstenho-me de mais comentários e Senhor Eduardo Lobão que fique a sua consciência embora não me parece de valores elevados!
Domingo, Junho 04, 2006 6:03:35 AM

Anonymous said...
Meu querido Eduardo Lobão são tantas as histórias de coragem e de lágrimas de timorenses... Não era preciso utiliza-las para promover a imagem de uma cidadã portuguesa que tanto se preocupa com o seu carro!Ou trata-se de uma sua amiga ?!As suas preocupações com os cidadãos portugueses parecem-me bastante elitistas.Abstenho-me de mais comentários e Senhor Eduardo Lobão que fique a sua consciência embora não me parece de valores elevados!
Domingo, Junho 04, 2006 6:03:45 AM

Anonymous said...
Traduz margarida pf. Esta é importante!
Domingo, Junho 04, 2006 6:09:08 AM

Anonymous said...
Ah..... será que o EL da Lusa é o Eduardo Lobão?Só pode ser... que triste!
Domingo, Junho 04, 2006 6:12:16 AM

Margarida said...
Este Greg seria mais um cómico se não fosse tragicamente tão mentiroso e manipulador. E apetece responder a estes dislates sobre TL ser um “Estado falhado” com palavras de Mari Alkatiri: “Em 2002, quando tomámos conta do país, não havia administração pública, por isso é significativo termos tudo a funcionar. Nessa altura, 90 por cento do Orçamento do Estado era contribuição externa, hoje desceu para 10 por cento. Se isso não é progresso, não sei o que é. Talvez os 300 mil que vão diariamente à escola…”OK. Eu vou traduzir. Esperem um pouco, está bem?
Domingo, Junho 04, 2006 6:26:35 AM

Anonymous said...
em resposta a margarida disse... 5:37:07 AMo que é espantoso é que, segundo as próprias palavras de Mari Alkatiri, de facto a vigilância perante os indicadores não foi nenhuma. Mas desculpe, referia-se à vigilância dos militantes da Fretilin? Esperemos que agora, voltava a repetir, não venham para a rua os 100 mil, 150 mil ou mesmo 200 mil para demonstrarem que afinal têm o poder assegurado nas ruas... esperemos que não aconteça nada de irreversível a esse nível. E depois é bem mais saudável que ande tanta gente na rua, caso seja essa a estratégia a seguir, mas só quando forem as eleições para o Parlamento em 2007... agora não. Vejam lá isso que a borrada já está feita desde o momento que não conseguiram resolver o que muito bem poderia ter sido atempadamente resolvido a nível do aparelho militar. É que sem espectativas de futuro juntou-se demasiado pessoal que não tem nada para fazer. Lamentável é ter deixado descambar, é apenas o que digo. Ainda se estará para ver o que vai resultar daqui. E depois, outro pormenor que poderá estar como motivo incendiário foram algumas manobras de efeito duvidoso: a tentativa de assassinato de revoltosos. Ao que parece as imagens começaram a circular. Tentou-se silenciar esse pormenor mas ele vai aparecer certamente. Estava com os ditos, alguém que filmou. Aguarda-se que circule. Pelo menos na Austrália já apareceu. Deve ser mais uma montagem dos invasores externos - não vai ter outra resposta. São coisas dos dias 28 e 29... pois, veremos.
Domingo, Junho 04, 2006 6:52:21 AM

djamila said...
http://www.correiomanha.pt/noticia.asp?id=203790&idCanal=91Fomos para Timor-Leste para ajudar as pessoas, e agora estamos a dar-lhes bofetadas e a roubar-lhes o petróleo”. A afirmação é de Chip Henriss-Anderssen, major da força australiana que prestou serviço em Timor em 1999 com o contingente da ONU.O major está entre os que põem em causa a política do primeiro-ministro John Howard face ao país vizinho. “Temos de colocar a verdadeira questão, que é a de saber se fomos ou não para Timor para nos apropriarmos de reservas de petróleo que não são nossas”, afirmou ainda Henriss-Anderssen.A posição da Austrália em 1974, quando já se antecipava a retirada de Portugal, era de oposição a um novo Estado independente. Segundo Camberra, um país inviável fomentaria a instabilidade na região. Ou seja, um ano antes da invasão indonésia de Dezembro de 1975, o então primeiro--ministro, Edward Whitlam, manifestou ao presidente Suharto o seu apoio à ideia de ocupar Timor.Vinte e cinco anos depois, Howard enfrentou um cenário diverso e adoptou estratégia diferente. Confrontado com a erosão da posição da Indonésia em Timor, em Janeiro de 1999 instou Jacarta a aceitar um referendo sobre a auto-determinação. Depois, em Setembro, quando a repressão de milícias pró-indonésias que se seguiu à vitória da independência fez crescer uma onda de apoio internacional aos timorenses, Howard apoiou a resolução do Conselho de Segurança da ONU para criar uma força de manutenção de paz e envolveu mesmo tropas australianas nessa força.É a integridade deste gesto que o major Henriss-Anderssen questiona. De facto, beneficiando da gratidão dos timorenses pelo apoio prestado, o governo australiano tentou nos anos seguintes – antes e após o reconhecimento formal da independência de Timor, em 2002 – apropriar-se da riqueza petrolífera do Mar de Timor. Afirma-se, aliás, que Howard ofereceu entre três e cinco mil milhões de dólares a Timor (a ser pagos em 30 anos) se o país abandonasse a exigência de beneficiar de mais do que 18% dos lucros globais da exploração do seu petróleo. Howard terá mesmo chegado a ameaçar não voltar a ajudar o país caso a oferta fosse recusada. É claro que os valores oferecidos são irrisórios. Segundo uma estimativa de 2005, os lucros do petróleo poderiam ascender a mais de 30 mil milhões de dólares num período muito inferior a 30 anos.Alguns consideram que há, também, mão australiana na mais recente rebelião em Timor, desencadeada, recorde-se, após a expulsão, em Abril, de cerca de 600 militares das Forças de Defesa de Timor-Leste (FDTL). Afirma-se que o presidente Xanana Gusmão recusou inicialmente a oferta de ajuda australiana, mas a essa recusa ter-se--ia seguido o recrudescer da violência dos militares amotinados.Verdade ou não, certo é que Howard tem novamente tropas no país e aproveitou a oportunidade para criticar os líderes timorenses e classificar Timor-Leste como Estado falhado. O que até não é mentira, mas o que o líder australiano não referiu é o papel que ele mesmo tem tido nos fracassos do mais jovem país asiático.A FIGURAO RAPAZ DA GASOLINAJohn Winston Howard nasceu em Sydney (1939) no seio de uma família modesta que escolheu o nome do meio do pequeno John em homenagem ao primeiro-ministro britânico Winston Churchill. O pai, Lyell, e o avô paterno, Walter, eram ambos veteranos da Primeira Grande Guerra. Quando John era ainda criança, abriram uma bomba de gasolina onde Howard e os três irmãos trabalharam. Aderiu ao Partido liberal aos 18 anos antes de cursar Direito. Por ironia do destino, e apesar dos antecedentes familiares, não foi aceite no serviço militar por sofrer de ligeira surdez, facto que o aproxima do ‘ídolo’ Churchill.UM ACORDO PRECÁRIOAustrália e Timor-Leste puseram termo, em Dezembro de 2005, a dois anos de debates sobre a divisão dos recursos de gás e petróleo do Mar de Timor. John Howard aceitou, de forma reticente, a partilha paritária das receitas na zona disputada, mas ficou por definir a demarcação definitiva da fronteira marítima dos dois países. O acordo prevê que o debate sobre essa matéria fique adiado por 40 a 50 anos. A chamada zona conjunta de exploração também não foi afectada pelo acordo. Aí Timor continuará a receber 90% das receitas e a Austrália 10%. Howard aceitou as regras internacionais neste caso, resta saber até quando.O MAIS RADICAL DOS CONSERVADORESQuando em 1985 chegou à chefia do Partido Liberal australiano, John Howard afirmou que seria “o líder mais conservador que os liberais alguma vez tiveram” e considerou: “os tempos são-me propícios”. O futuro deu-lhe razão. Em 1996 venceu as legislativas, pondo fim a mais de uma década de jejum de poder dos liberais, e em 2004 conquistou o quarto mandato, tornando-se o primeiro líder australiano a fazê-lo em eleições sucessivas e o segundo a permanecer mais tempo no poder. Apenas Robert Menzies, primeiro-ministro de 1939 a 1941 e 1949 a 1966, liderou o país durante mais tempo. Fazendo jus às suas convicções, tem combatido o que designou “sociedade permissiva”, opondo-se a uniões homossexuais e combatendo a imigração asiática. Este combate envolveu-o em polémica em 2001, quando recusou receber o navio de pavilhão norueguês ‘MV Tampa’, levando a bordo cerca de 400 imigrantes, sobretudo afegãos, que tinham sido salvos do naufrágio de um barco de pesca.Francisco J. Gonçalves
Domingo, Junho 04, 2006 7:05:34 AM

Bibe malai said...
Ou me engano muito, ou a GNR deve estar a pousar em Baucau por estes momentos. Estes gajos das TVS bem podiam dar a chegada em directo...
Domingo, Junho 04, 2006 7:31:28 AM

Bibe malai said...
Baucau, 03 Jun (Lusa) - O avião que transportou o contingente da GNR para Timor-Leste aterrou hoje em Baucau às 07:18 locais (23:18 em Lisboa), onde a "recepção" foi assegurada por uma vintena de timorenses acenando com bandeiras portuguesas.A aguardar a chegada das forças militarizadas ao aeroporto da segunda maior cidade timorense estava o embaixador de Portugal no país, representantes da autoridades locais e da igreja católica.O avião fretado por Portugal transportou os 120 efectivos da GNR que vão colaborar na pacificação da capital timorense, onde têm ocorrido tumultos nas últimas semanas que causaram duas dezenas de mortos e provocaram muitos milhares de deslocados.
Domingo, Junho 04, 2006 7:47:26 AM

Manuel Leiria de Almeida said...
Haja Deus!... "Que seja bem-vindo quem vier por bem"! E eles vão!Obrigado!
Domingo, Junho 04, 2006 7:55:38 AM

Anonymous said...
Timor-Leste: Companhia da GNR chegou a BaucauBaucau, 03 Jun (Lusa) - O avião que transportou o contingente da GNR para Timor-Leste aterrou hoje em Baucau às 07:18 locais (23:18 em Lisboa), onde a "recepção" foi assegurada por uma vintena de timorenses acenando com bandeiras portuguesas.A aguardar a chegada das forças militarizadas ao aeroporto da segunda maior cidade timorense estava o embaixador de Portugal no país, representantes da autoridades locais e da igreja católica.O avião fretado por Portugal transportou os 120 efectivos da GNR que vão colaborar na pacificação da capital timorense, onde têm ocorrido tumultos nas últimas semanas que causaram duas dezenas de mortos e provocaram muitos milhares de deslocados.MA/AMN Lusa/fim
Domingo, Junho 04, 2006 7:59:32 AM

Margarida said...
Cá vai a tradução:"Greg Sheridan: Mandar as tropas para os falhados do Pacifico Greg Sheridan, Editor Internacional Junho 03, 2006Há anos atrás, noutra vida, tirei um cirso de aconselhamento a pessoas que se queriam suicidar. Foi-nos dito que uma tentativa de suicídio representa o cume duma experiência. Mesmo para uma pessoa constantemente deprimida, chegar ao ponto de se tentar suicidar é uma experiência rara e extraordinariamente intensa.E contudo uma das estratégias centrais em evitar suicídios é levar as pessoas a ultrapassar o cume. Se o fizeres, pode não se levantar outro cume, outra vez, talvez nunca mais.O que é verdade para pessoas deprimidas é também verdade para nações deprimidas. O momento mesmo antes de passarem de Estados difíceis, mal governados e pobres a serem Estados falhados, onde reina a anarquia e não há funcionamento coerente das instituições, representa um cume de intensidade. Representa também falhas do sistema múltiplas e simultâneas. Tal foi o caso em Timor-Leste e nas Ilhas Salomão, os dois estados falhados do Pacifico do Sul onde Camberra teve que intervir com força militar decisiva para restaurar uma semelhança de ordem.Também nos diziam no nosso curso de aconselhamento que era muito melhor apanhar as pessoas antes das suas tentativas de suicídio. A própria tentativa, mesmo se não tiver sucesso, era provável que fosse bastante devastadora e dificultaria muito mais a recuperação. O mesmo se passa com Timor-Leste e as Ilhas Salomão.A questão para a Australia é: Podiamos ter intervindo antes da tentativa de suicídio e passá-los pelo cume?A resposta é provavelmente sim. A total falta de conhecimento da situação dos Australianos nas Ilhas Salomão que encontrou os soldados longe de Honiara no dia em que Snyder Rini foi anunciado que era primeiro ministro, o falhanço de topar as deixas verbais das multidões nos distúrbios devastadores que se seguiram tem que ser considerada um falhanço de intelligence e de execução.Também em Timor-Leste, o facto de o Governo do Primeiro-Ministro Mari Alkatiri ter podido despedir um terço das suas forças armadas, uma medida habitual para provocar uma crise, revela o limite da influência da Australia, apesar de ser o maior dador de ajuda e o primeiro fiador internacional de Timor-Leste.A política Australiana no Pacífico do Sul tem passado por uma revolução dolorosa e profunda, de não interferência e respeito pela soberania a envolvimento cada vez mais profundo. Mas acontece que ainda não concebemos o nosso envolvimento nos termos estratégicos mais úteis. Certo é que se Alkatiri se mantiver como Primeiro-Ministro de Timor-Leste isto é um indicativo chocante da impotência Australiana. Se não se conseguir traduzir a força de 1300 troops, 50 polícias, centenas de pessoal de apoio, montes de ajuda e uma missão internacional de socorro crítica em influência suficiente para correr com um desastroso Primeiro-Ministro marxista, então não somos muito hábeis na arte da influência, tutela, fiado e, finalmente na promoção do interesse nacional. É talvez a altura de a Australia se conceber como os “USA do Pacífico do Sul”. Não defendo que absorvamos os Estados do Pacifico do Sul para dentro da Austrália. Completamente o contrário. Melhor, defendo que desempenhemos o mesmo papel que os USA desempenharam Ásia do Leste depois da II Guerra Mundial, guiando e tutelando sociedades devastadas para a modernização política e económica e, principalmente, providenciando, entretanto a sua segurança. E tal como os USA na Ásia, devíamos fazê-lo em parte através de um sistema de destacamento militar, apesar de, naturalmente, não lhes chamarmos bases Australianas. De acordo com o chefe do banco central das Ilhas Salomão, os distúrbios que destruíram a cidade chinesa de Honiara fizeram mais estragos económicos do que uma década inteira de conflitos étnicos nos anos 1990s. No fim, os pagadores de impostos Australian pagarão por esses estragos. Teria sido muito mais barato, e muito melhor para o povo das Ilhas Salomão, se 500 soldados Australianos estivessem lá para prevenir esta destruição.Semelhantemente, Timor-Leste hoje está mais pobre do que estava sob ocupação pelos Indonésios. Como comentou o Vice-Primeiro Ministro Najib Tun Razak, a sua estrutura politica está a desfazer-se. A Indonesia não teve qualquer intervenção nos últimos problemas em Timor-Leste. Mas se alguma vez houver alguma dificuldade real na fronteira Timor-Leste/Indonesia border, não são os destroçados militares de Timor-Leste que terão de aguentar a linha. Serão os soldados Australianos. Dado que será a Australia que terá de pagar a conta e que acarretará com completa responsabilidade política de Timor-Leste, uma intervenção mais activa e progressista será provavelmente um caminho melhor. O que defendo é que, destacamentos de soldados Australianos devem estar semi-permanentemente estacionados em Timor-Leste, Ilhas Salomão e se necessário noutros esquentados casos regionais, como parte de um mais vasto programa de assistência que envolva muito do pessoal Australiano que opera nas agências governamentais do Pacífico do Sul. Haverá substancial oposição a este esquema. Camberra detestará as suas implicações orçamentais e exporá a nossa lamentável falta de soldados, hoje o mais importante recurso securitário. A não ser que seja bem manipulada, poderá provocar um ricochete nalgumas sociedades do Pacífico do Sul. Mas estes sociedades têm crescentemente vindo a apelar por soldados Australianos e não o contrário.Os governos do Pacifico do Sul podiam ver estes destacamentos como aumentadores das suas capacidades e não como redutores das suas soberanias. A outra suguestão, de um esquema protector de trabalhadores-convidados para os naturais das ilhas do Pacífico do Sul na Australia, é uma má ideia que o Governo faz bem em rejeitar. Não me interpretem mal. Quero que os naturais das ilhas do Pacífico do Sul continuem a vir para a Australia como têm vindo. Mas é muitíssimo importante que venham de forma ordeira e que os que venham sejam os que têm capacidade para ter sucesso aqui. Portanto teriam que vir sob a alçada de normais critérios de imigração: como imigrantes habilitados, ou para reunião familiar reunion ou por via da Nova Zelândia. Há mais de 10 milhões de naturais das ilhas e a uma corrida impensada poderia destruir o consenso pro-imigração na Australia. Por outro lado o aluguer laboral internacional pode ajudar sociedades pobres das Ilhas do Pacifico tal como tem ajudado os Filipinos, que trabalham do Médio Oriente e suportam as suas famílias na pátria e a sua nação. A questão de fundo é: se vamos ter que pagar o custo de qualquer modo, precisamos de intervir coerentemente e claramente no caminho que ofereça a melhor oportunidade de sucesso. Inevitavelmente, isso envolve soldados"
Domingo, Junho 04, 2006 8:25:50 AM

Anonymous said...
Seria interessante e útil que alguém no terreno fornecesse informações sobre a situação da GNR e se sempre existe o "Efeito GNR" sugerido neste blog.
Domingo, Junho 04, 2006 8:26:50 AM

Margarida said...
Anónimo das 6:52:21 AM: com essa de “as imagens começaram a circular” faz-me lembrar o Bush, a Rice, o Blair e o Howard quando quiserem convencer o mundo das armas de destruição massiva dos iraquianos. Eu até me lembro do Colin Powel a “mostrar” na ONU as imagens de satélite dos laboratórios móveis e de frasquinho na mão a “garantir” que aquilo era uma amostra de “arma biológica”. Foi-se a ver…as secretas tinham-se enganado, não havia nada, rigorosamente nada.E também me lembro quando da guerra contra a Jugoslávia da Albreight, do Clinton e do Xavier Solanas com as imagens de satélite a “mostrarem” as valas comuns no Kosovo, as deportações forçadas por comboio ou os bombardeamentos contra as caravanas dos kosovares em fuga. Foi-se a ver – ou melhor andaram umas centenas de médicos forenses espanhóis à procura e nada, nem uma valazinha a dois quanto mais comum. As deportações ferroviárias afinal eram os locais a fugir dos bombardeamentos dos aviões da NATO e os bombardeamentos das caravanas tinham sido feitas por…aviões da NATO que supostamente confundiram tractores com blindados…Lembro-me também que os ataques bombistas na fila para o pão ou no mercado de Sbrenica imputado aos sérvios…foi confirmado pelos peacekeepers holandeses como tendo sido feito pelos muçulmanos contra os seus próprios irmão de fé para provocar comoção e atiçar o ódio contra a Sérvia e demonizá-la.Já percebi que para si faça o Alkatiri o que fizer está mal feito. Se não prende é porque não prende, se quiser prender nem pensar! Mas essa de agora querer fazer dele outro diabo em pessoa está um tanto batida e já só pega em pobres de espírito. E há-de reparar que aliás nem a CNN ainda mandou a Amanphour a Dili! Tenha dó!
Domingo, Junho 04, 2006 9:00:52 AM

Margarida said...
Têm mesmo aí ao lado o link da Lusa, piquem-no e leiam o resto da peça das 0:43:00, de 04-06-2006, que começa assim: Timor-Leste: Contingente da GNR recebido em festa pela população de BaucauBaucau, Timor-Leste, 04 Jun (Lusa) - Centenas de populares receberam hoje com vivas a Portugal e à GNR os 120 elementos do contingente militar português, que chegaram, em voo civil ao aeroporto de Baucau, a segunda maior cidade de Timor-Leste.(...)
Domingo, Junho 04, 2006 9:17:45 AM

Anonymous said...
ao comentário das 9:00:52 AM...Prontos, já lá estão 120 homens que irão dar algum descanço a quem mais interessava e impôr certamente, assim se espera, ordem! Mas de 120 para o caso de entrarem em acção os militantes da Fretilin... vai ser complicado.Se ainda não reparou, apesar de o repetir e não será por isso que conte para alguma coisa, o que me revolta é precisamente o não terem prevenido/evitado qualquer hostilização no seio de uma estrutura da completa responsabilidade do Governo e o garante do Estado de Direito.Quanto aos dois primeiros parágrafos da sua amável explicação, concordo consigo, só discordo do ínicio "com essa de "as imagens começarem a circular"... a mim, e é isso que agora me interessa que toda essa história que conta sabe-se perfeitamente que são as manobras a que os Poderes recorrem.mas, já agora um mas... prefiro lembrar-me das imagens de Max Stall, dos slides do Steve Cox e de alguns outros aquando do massacre de Stª Cruz - porque aqui é mesmo Timor-Leste que interessa. Sairam para fora e ninguém as desmentiu. Serviram para ir convencendo aqueles que não acreditavam, os que não se queria mexer ou desconheciam a chacina de longo prazo que decorria em Timor. Nesse movimento obviamente o que se viu foi a evidência. Quando falo de imagens é sobre evidências que me debruço. E o que disse com estas, que não vi confesso, é que se por acaso aparecem evidências que não deveriam aparecer é uma chatice, não acha? Ou também não acha que já é uma chatice tremenda esta porcaria toda ter acontecido? Resolvem-se as coisas atirando um tiro no próprio pé? Duvido, só se for para se voltar para casa... Quanto ao sr. PM Mari Alkatiri, eu não disse que tudo o que fazia estava, está ou estará mal feito. Lamento apenas que nesta crise tenha tomado a posição que tomou. Não é de agora. Não é apenas culpa dele mas é ele o responsável político por toda e qualquer decisão que o Governo adopta. Foi capaz de mandar fora 40% das forças militares (inimaginavelmente, desculpe, com todo o Poder e Direito mas sem sequer fazer contas a quanto é que isso pesava na balança de forças... qualquer pessoa sabe fazer essa conta mas não chega!), deu no que deu. Agora pode chamar-lhe os nomes que quiser, o mal está feito. Se realmente se conseguir provar a teoria da conspiração seria óptimo. Mas se não o consegue, porque não tem serviços secretos?! Por favorzinho. É melhor começar a contar estrelas.Meus caros, "as partes envolvidas vão ser todas ouvidas"! O que deduzo se vão arranjar argumentos e provas do que cada uma das partes terá agora a dizer - já que em tempo útil e soberano, exclusivamente com os próprios timorenses isso não foi feito, tê-lo-á que ser agora. Aí se verá. Resultado: um Governo eleito, um país soberano, pede para lhe resolverem o problema. Deviam de facto reflectir! Claro está, falo dos políticos. Sobretudo da forma como lidaram politicamente com esta crise...Acrescentando, convirá dizer que a aproximação do sr. PM ao povo não é nada amável, por muito emotivo que seja como pessoa, não me parece que tenha uma boa forma de dialogar com o povo. Com a Igreja já se viu. Há uma frieza. É bom para o negócio? Não discuto. Mas seja lá quem for, bom ou muito bom em matérias a que o povo não tenha depois o feedback, duvido que alguém resista. Parece-me que há uma classe de políticos em Timor-Leste que deixam alguma coisa a desejar ao seu próprio povo. O Poder corrompe a alma, não concorda?E para terminar, aproveitando o balanço, já agora também lhe sugerirá isto mais alguém, não? Pois... o mais incrível deste blog, embora compreendendo o esforço e sobretudo algumas pessoas que aqui vieram para tentarem saber alguma coisa do que se passava, é que o mesmo seja o "blog avançado" do sr. PM com honras no jornal Público ao segundo dia de existência (é obra!). Não perturbaria se não tivesse desatado quase após o seu aparecimento a bater em todas as direcções que não interessavam. Denegriu da Igreja, a Ramos Horta... a mais grave, para mim claro, o próprio Xanana Gusmão! Foi das melhores obras que aqui fizeram. Uma verdadeira obra de arte da água para fora do capote. Uma vergonha! Andaram para ali a embirrar com ele... e ele a aguentar. Se aqui embirrei com alguma coisa foi pelo sectarismo detectado por estas paragens. Que de facto o sr. PM foi teimando desde o princípio que "eu é que mando, eu é que mando, mandatado como fui, aprovado pelo blá-blá partidário, etc e tal...", uma verdadeira arrogância por causa do Poder que dtinha legitimamente mas ao mesmo andamento e com o mesmo Poder que tinha antes não resolveu a bronca que armou com este comportamento! Não acha? Não achará a Fretilin? Que chatice se a própria Fretilin não enxergar o que se passou. Não tardou a ver-se que afinal Xanana estava com razão desde à muito tempo. Porque é que Xanana está calado, porque é que falou, porque é que falou a mulher e não ele, etc, etc... Pelos vistos tinha que ser assim porque se fosse de outro modo não podia ser. Porque não o prendem a ele por ter dito que não achava JUSTA a decisão que vocês tomaram apesar de LEGAL? Chegaram a confidenciar aqui que Xanana teria confidenciado um dia que gostaria de ser ditador... é curioso, até aposto que sei a quem foi mas arrisco a dizer que mais valia ter vários Xananas em lugar de uns srs. doutores que sinceramente de políticos devem apenas ter o que de piorzinho anda pela Europa, em especial em Portugal.Há uma coisa que gostaria de saber se for possível: quem é que tramou Konis Santana? Pode ser que saibam. Ou estão proibidos de dizerem? Se quiserem esquecer até se aceita. A "limpeza" histórica é apanágio... ou podem nem saber, mas como aqui parece que sabem mesmo tudo porque lidam com a verdadem perguntei. obg
Domingo, Junho 04, 2006 11:17:27 AM

Fijiblues said...
Leiam o artigo que saiu hoje no The Australian assinado nem mais nem menos que pelo Foreign Editor Greg Sheridan: http://www.theaustralian.news.com.au/story/0,20867,19320635-25377,00.html Diz ele: "Portugal is Australia's diplomatic enemy in East Timor". Vários jornais neo-zelandeses, pelo contrário, elogiam a atitude de Portugal e relevam que somos os maiores dadores em Timor, tendo concedido mais de 350 milhoes de dolares de ajuda desde a independencia.
Domingo, Junho 04, 2006 11:27:22 AM

Anonymous said...
Talvez o blog não seja sectarista mas apenas tenha uma opinião e leitura diferente da sua.E olhe que você é bastante sectarista e dos agressivos.E nunca se esqueça que acreditar em mitos e ser inflexivel nas opoiniões é sinal de estagnação.
Domingo, Junho 04, 2006 11:53:06 AM

Anonymous said...
Timor-Leste: Uma história feliz... com lágrimasPois felizpara a gaija que fica com o carro com lágrimaspara o desgraçado do timorense que ficou pior do que estavaLinda a história!Por isso foi piublicada. Só por isso!(Não sejam más linguas)
Domingo, Junho 04, 2006 12:16:29 PM

Anonymous said...
Camberra, 04 Jun (Lusa) - A crise em Timor-Leste poderia agravar-se significativamente se o primeiro- ministro timorense, Mari Alkatiri, fosse obrigado a demitir- se, considerou hoje o ministro dos Negócios Estrangeiros australiano, Alexander Downer."O partido do primeiro-ministro, a Fretilin, tem uma clara maioria no Parlamento", disse o chefe da diplomacia australiana ao canal australiano Seven Network."Se fosse, de alguma forma, obrigado a demitir-se e, especialmente por forças exteriores, estimo que isso destabilizaria ainda mais o país", considerou.***************************+Ah!Ah!Ah!Ah!EFEITO GNR
Domingo, Junho 04, 2006 12:20:45 PM

Manuel Leiria de Almeida said...
Confirma-se que a GNR já chegou a Dili?Há rumores de que se prepara uma grande manifestação para amanhã, em Dili, para exigir a demissão do Governo?
Domingo, Junho 04, 2006 4:40:33 PM

Margarida said...
Anónimo das 11:17 AM: quanto ao facto de criticar o Governo por “não terem prevenido/evitado qualquer hostilização no seio de uma estrutura da sua completa responsabilidade” já o próprio PM explicou “às vezes por vontade de construir a paz, educamos os nossos militantes de forma a serem passivos demais. A nossa palavra de ordem escolhida em 2000 foi: “Tolerância máxima e vigilância total”. O que aconteceu foi uma tolerância sem limites e nenhuma vigilância”. Acredito que depois do que aconteceu, tentarão mudar, mas de qualquer modo, o que se passou aí era quase impossível de prevenir, depois de tantas centenas de anos de colonialismo, seguida de guerra civil e de ocupação indonésia a explosão da liberdade teria de dar nalguns excesso. É como quando se abre a válvula duma panela de pressão, só depois do ar todo sair é que se pode abrir a tampa…E sobre as “imagens que começarem a circular” como diz, sabemos perfeitamente das “manobras a que os poderosos” deitam mão mas só o facto de não terem começado a circular já é significativo. Também deixei de ouvir referências às tretas dos mais de “60 mortos” e às exigências de inquéritos pela ONU e se até a Lusa ontem fez a peça de ter havido 21 mortos (incluindo os de 28 de Abril) talvez tudo isto seja sinónimo de recuo de mais uma planeada inventona. Quanto às imagens de Max Stall que tanto nos chocaram, essas infelizmente retrataram o que de real se passou e é o oposto a essa montada “encenação” de que falou.Sobre as posições que o PM toma vocês aí sabem que ele é uma pessoa determinada, jurou cumprir a Constituição (que ajudou a elaborar), jurou garantir a soberania timorense, e nada o demoverá disso. As insuficiências que lhe aponta, são isso mesmo, insuficiências, como sabe ninguém é perfeito. Quanto à acusação de ser dele a responsabilidade de “mandar fora 40% das forças militares”, lá está você a antecipar-se às conclusões do inquérito. Tanto quanto sei ele ainda nem concluído está, quanto mais divulgado. Aguardemos com serenidade. Mas independentemente das conclusões, às vezes, para salvar uma vida, é preciso amputar uma perna (ou mesmo as duas) se elas estão gangrenadas.E como disse o PM ao Público: “quando se solicita a intervenção de outros, faz-se um empréstimo de parte da nossa soberania: Fizemos isso porque queríamos evitar o derramamento de sangue, mais mortes”. Ora, pagamos os empréstimos com alguns juros, mas uma pessoa inteligente, pagará o empréstimo (e os juros) logo que lhe seja possível, para se ver livre da dívida e sacudir essa dependência. E todos reconhecem inteligência ao vosso PM e uma grande sabedoria negocial. Haja pois esperança.Sobre o feitio dele, é o próprio quem confessa à acusação de ser arrogante, frio e distante que “é a minha maneira de ser. Mesmo dentro da minha família dizem isso. Tento corrigir-me. Sou uma pessoa com sensibilidades e reajo com emoção. Não tenho a cultura oriental, javanesa, que sorri a tudo, mas apunhala pelas costas.”Mas não se esqueça duma coisa: ele foi eleito PM de Timor-Leste. Não nasceu rainha de Inglaterra nem se tornou Lady Di por casar com o filho da rainha. E finalizando (porque hoje só lá muito mais tarde posso aqui voltar pois vou sair) lembre-se que não é com vinagre que se caçam moscas e que uma pessoa reservada sairá da sua timidez se lhe sorrirem, mas se estão sempre a criticá-la ainda se enconcha mais. Afinal somos todos e só, humanos. E a todos bom dia ou boa noite!
Domingo, Junho 04, 2006 4:52:43 PM

Manuel Leiria de Almeida said...
Vamos a ver se a gente se entende: um político deve ser julgado pela sua política (incluindo económica) ou pela cor dos seus dentes, por ser carrancudo ou não?Por favor: deixem de julgar o homem pelo número de vezes que ri e passem a julgá-lo pela justeza (ou não) das políticas que implementa. E não se esqueçam de fazer um ensaio sobre como seria o país sem ele. Melhor? Pior? Alguém estaria em condições de fazer mais do que ele fez pela institucionalização do Estado timorense?Cada qual que dê a sua resposta... Prncipalmente os timorenses no momento oportuno: em eleições e não em manifs mais ou menos manipuladas (como todas as manifs, né?!...)
Domingo, Junho 04, 2006 5:11:00 PM

Margarida said...
Só mais esta chamada de atenção para esta peça das 7:10:00 da LUSA. “Timor-Leste: PM saúda chegada da GNR, esperançado melhoria condições segurança(…) "Tem havido cada vez melhor coordenação no capítulo da segurança e a chegada da GNR vai consolidar esta situação ainda mais, permitindo mais estabilidade", afirmou, em declarações à Agência Lusa na sede da Fretilin, partido do governo, que hoje reúne o seu Comité Central.Questionado sobre a pretensão da Austrália de comandar as forças da GNR, Mari Alkatiri explicou que Camberra defende que, à semelhança de outras operações idênticas, seria necessário "haver um comando único"."Eles baseiam-se na sua experiência de outras situações, mas há outras formas de coordenação que podem ser positivas", afirmou (…).O governante comentou igualmente as declarações de hoje do chefe da diplomacia australiana, Alexander Downer, que numa entrevista em Camberra admitiu que a crise em Timor-Leste se poderia agravar significativamente se o primeiro-ministro timorense fosse obrigado a demitir-se."O partido do primeiro-ministro, a Fretilin, tem uma clara maioria no Parlamento", disse ao canal australiano Seven Network."Se fosse, de alguma forma, obrigado a demitir-se e, especialmente por forças exteriores, estimo que isso destabilizaria ainda mais o país", considerou.Para Alkatiri estas declarações sugerem que o governo australiano está a começar a "reconhecer a realidade", relembrando que ele próprio já tinha explicado o possível impacto da sua demissão na estabilidade política do país, em especial uma eventual reacção de militantes da Fretilin. (…)E assino por baixo do que escreveu o Manuel Leiria de Almeida. Xau, agora é que tenho mesmo de ir!
Domingo, Junho 04, 2006 5:37:39 PM

Bibe malai said...
Esta é para os portugasTimor-Leste: Kuluhun em festa, com vivas a Portugal, na chegada da GNR a DíliPor António Sampaio e Paulo Rego, da Agência Lusa.Díli, 04 Jun (Lusa) - Centenas de timorenses receberam hoje com gritos efusivos, bandeiras e cachecóis de Portugal os 120 militares da GNR que chegavam ao bairro Kuluhun, na entrada em Díli, uma recepção que revela a confiança da população nos agentes portugueses.Na ponte de Becora, jovens e velhos, os primeiros com bandeiras e gritos de Viva a Portugal, os outros em palmas e animação, acolheram a coluna que partiu ao início da tarde de hoje de Baucau, 120 quilómetros a leste de Díli.à semelhança do que já tinha ocorrido na passagem por Manatuto e Metinaro, no caminho para a capital, também em Díli a população ladeava as ruas, saudando os militares.Espantados, sem perceber o que se passava, seis soldados australianos, em patrulha na zona, param para ver a coluna passar e um deles, em dúvida, perguntou ao timorense mais próximo: "o que é isto?"."São os soldados de Portugal", disse o jovem, em inglês.Maria da Piedade, bebé ao colo, furou a multidão, e conseguiu aproximar-se o suficiente de um dos carros da coluna para entregar a um militar português um ramo de "bungha", uma flor rosa tradicional de Timor-Leste.E emocionada disse: "estou muito alegre porque os soldados de Portugal estão agora em Díli. Agora vai haver paz".De trás, mais flores caíam sobre as carrinhas da coluna, formada por viaturas da cooperação portuguesa, camiões de caixa aberta carregados com o equipamento da GNR e carros e motas de timorenses que se juntaram na entrada em Díli.Vítor, de seis anos, uma das dezenas de crianças que se juntaram à festa, traduzia outro sentimento que ecoa em Kuluhun:"estou contente porque gosto muito de Portugal".Manuel de Sousa, funcionário do Ministério da Saúde quis falar aos jornalistas, dizer que está "muito contente" e que "até hoje a segurança em Díli não estava garantida"."Com a chegada da GNR tenho a certeza que todos vão voltar para casa", afirma.E, com a certeza que os seus mais de 50 anos lhe conferem, pediu que os militares portugueses não sejam como os australianos, "serenos e meigos", mas tenham antes "uma atitude mais dura e severa"."Duríssima mesmo. Estas lutas pelas cadeiras do poder deixam o povo em cheque", acrescentou um outro timorense, dentes vermelhos do betel.Eduardo, por seu lado, explicou a esperança que a população de Díli deposita na chegada dos efectivos portugueses, não tanto pela eventual dureza da sua acção, mas antes porque "conhecem muito bem o país e, por mais grave que seja o problema, vão ajudar a resolve-lo".O acolhimento em Díli traduz o entusiasmo que domina todas as conversas na cidade.Residentes, governantes e expatriados juntam-se na expectativa de que a chegada do contingente português possa fazer regressar a Díli, sem policiamento há quase duas semanas, a segurança suficiente para que as dezenas de milhares de desalojados possam voltar às suas casas.Uma situação que, na opinião do major Paulo Soares, da GNR no terreno, "eleva os patamares de responsabilidade" da equipa de militares portugueses agora no terreno."Sentimos de facto essa ansiedade e uma enorme expectativa quanto à nossa chegada", disse à agência Lusa."Mas este é um contingente com muita experiência, quer ao nível de missões aqui em Timor-Leste, quer no Iraque. São militares habituados a lidar com este tipo de situações e que actuarão sempre dentro da sua capacidade técnica e operacional, e independentemente das ansiedades e das expectativas", frisou.Ainda que grande parte do equipamento dos militares portugueses não esteja ainda no terreno, Paulo Soares garantiu que a partir do momento em que chegar a Díli, e ainda que esteja em fase de instalação, o contingente terá "capacidade de actuação"."Não lhe posso dizer se será numa actuação com os 120 ou com um grupo mais reduzido, mas está preparado para actuar de imediato", frisou.Esta é a segunda vez que a equipa de operações especiais da GNR actua em Timor-Leste, depois de uma missão de dimensão idêntica ter estado no terreno entre Fevereiro de 2000 e Junho de 2002.Os militares portugueses estão em Timor-Leste na sequência de um pedido formalizado pelas autoridades timorenses a Portugal, Austrália, Nova Zelândia e Malásia para o envio de forças militares e policiais para apoiar na restauração da lei e ordem em Díli.Nos últimos meses, Timor-Leste tem vivido os seus piores momentos de tensão, instabilidade e violência desde que se tornou independente, há quatro anos, na sequencia da eclosão de uma crise político-militar que tem sido marcada por divisões no seio das Forças Armadas e da Polícia Nacional, e elevada tensão política.Pelo menos 21 pessoas morreram e mais de 120 outras ficaram feridas na sequência dos confrontos marcados pela destruição de propriedade pública e privada e pelo saque de casas e edifícios públicos.Lusa/Fim
Domingo, Junho 04, 2006 6:34:48 PM

Manuel Leiria de Almeida said...
Estou mesmo a ver a cara dos australianos a verem como a população de Dili recebeu a GNR como se de libertadores se tratassem!Que raio de ligação esta, certamente única no mundo, entre ex-colonizador e ex-colonizado que choram nos braços um do outro quando um deles está aflito?!...Viva Timor Leste! Viva Portugal!
Domingo, Junho 04, 2006 6:42:37 PM

AEF said...
Viva Timor, viva Portugal!
Domingo, Junho 04, 2006 8:15:50 PM

Sem comentários:

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.