terça-feira, agosto 22, 2006

Dos leitores

Tradução da Margarida.

O Presidente perdeu o contacto com o povo de Timor Leste.

Lembro-me que no princípio da crise o Presidente era uma figura pró-activa. Foi capaz de visitar vários campos de deslocados, foi bravo em ir ao encontro dos apoiantes da FRETILIN e depois, ao lado de Ramos Horta ambos visitaram Metinaro. As reportagens dos media internacionais (contudo) falharam em relatar o facto de em muitas dessas visitas ter havido sinais de que as pessoas começavam a perder a fé nele..

O Presidente fracassa no consolo às pessoas que vivem nos campos. É incapaz ou não quer visitá-las. Os que vivem nos campos estão a ser perseguidos e como é relatado até lhes atiram cocktails molotov nos campos em frente de Obrigado barracks. Quanto mais tempo o Presidente demorar a agir na resolução das questões dos deslocados maior ressentimento ele enfrentará porque foi incapaz de garantir a segurança das pessoas. Ramos Horta também enfrenta o mesmo predicamento porque também ele foi incapaz de estabelecer a segurança que foi uma das bandeiras para a remoção de Mari Alkatiri do poder.

A sua não participação em Metinaro é só mais um exemplo da deterioração contínua da influência e da confiança do Presidente com o povo e em particular com as Forças Armadas que é uma instituição respeitada pelo povo de Timor Leste.

23 comentários:

Bere-Key disse...

O problema do PR, foi ter intervido demasiado no início. Foi voluntarioso em demasia. tendo sido o bombeiro voluntário que acudia a todos os fogos e falsos alarmes, é natural que passado este tempo todo, sofreu um desgaste irreversível. Sempre a colocar paninhos quentes mas sem poder para resolver os problemas, foi se desgastando junto do povo.
Faltou arte e engenho às pessoas que o rodeavam (e aos que tinham que lidar com ele, ainda que só institucionalmente) perdeu todo o capital político, que seria de uma utilidade extrema nesse momento.
Hoje não temos uma única figura consensual, que possa voltar a pegar nos cacos, em que o país se transformou, e uni-los de novo.
Hoje não temos ninguém a tentar congregar os timorense a volta de uma causa comum. É Cada um a olhar para o seu umbigo.

Anónimo disse...

"cada um a olhar para o seu umbigo".
do comentário anterior.
Hoje, e desgraçadamente é notório a existência em Timor Leste de grandes umbigos de causa própria.
É a moda do umbigo ... o resultado está à vista: 150 mil umbigos da fome.

Anónimo disse...

Mais uma licao ao mundo! A teoria da umbigogia. Umbigos fundos. Umbigos gordos. Umbigos retorcidos. Umbigos salientes, etc. No fundo todos os umbigos foram a fonte de alimentacao de cada um dos corpos e agora so servem para enfiar o dedo, Como alguns sao gulosos e querem comer mais do que a boca pode levar, utilizam outros orificios do corpo que normalmente sao de saida, para tambem serem entradas, Ha umbigos famosos como os dos que rodeiam o PR, como o Umbigo Hortiano, o Umbigo Agiano, o Umbigo Taniano, o Umbigo Tariano, etc.

Anónimo disse...

bere-key: está finalmente a começar a entender que isto só lá vai com partidos. MAs acho curioso que falando da mais pobre nação da Àsia diga que hoje não tenham uma causa nacional. A Fretilin tem, é a causa de irradicar a pobreza e para ela convocou todos, mas há uns como você que parece não estarem lá muito interessados.

Anónimo disse...

O anónimo das 7:29:44 PM esqueceu-se do maior umbigo de todos, o Umbigo FRETILINIANO, onde se aglutinam muitos umbigozinhos.

Essa da pobreza é a mãe das demagogias. Como se isso fosse exclusivo da FRETILIN. Por isso é que os países com menos pobres, com maior índice de riqueza e melhor distribuição da riqueza são governados por partidos como a FRETILIN de cariz totalitário.
Deixe-me ver exemplos actuais: Cuba, China, Coreia do Norte, Zimbabwé, Líbia, Argélia, Síria, Irão, etc...

É isso que deseja para Timor? Os timorenses, não.

Aliás, em 4 anos de governação, viu-se o resultado do combate a essa pobreza. Compare-se o PIB actual com o de 2002.

E não venha com a conversa do actual orçamento. Qualquer partido faria o mesmo com os mesmos recursos e ainda por cima em vésperas de eleições.
Enxergue-se.

Anónimo disse...

Anónimo 4:43:46 AM: mas os actuais recursos, como lhes chama, nem caíram do céu nem TL recebeu nenhuma herança de nenhuma tia rica pois não? Devem-se exclusivamente a quatro anos de belíssima governação liderada pelo Alkatiri. Acaba por lhe dar razão afinal, isto é compensou ter sido duro nas negociações com a Austrália, compensou ter sacudido as “ofertas” interesseiras de crédito do Banco Mundial, compensou uma gestão rigorosa das contas.

Anónimo disse...

Os recursos resultam de milhões de anos de sedimentação, não foi a FRETILIN, por mais que queira, que fez aparecer petróleo e gás em Timor.

Concordo quanto às negociações e quanto ao Banco Mundial.

Não me faça rir com a gestão rigorosa das contas.
Com taxas de execução abaixo de 50% qualquer governo por mais incompetente conseguia super avit nas contas públicas.

E essas baixíssimas taxas são responsáveis pela não redução da pobreza, o tal combate apregoado.

Não nos deite areia para os olhos.

Anónimo disse...

Anónimo das 5:42:59 AM: Resultaram de milhões de anos de sedimentação mas o primeiro dólar que entrou no Fundo do Petróleo, foi nem há um ano, está lembrado, e porque o Mari agarrou o osso e não largou. Teimosamente conseguiu obrigar os Australianos a darem o que juravam que nunca dariam. Compreende-se o pó dos Australianos, agora o que não consigo compreender é o pó dos Timorenses por causa dele ter defendido valentemente os interesses Australianos, isso é que me ultrapassa. Que falta de nacionalismo e de defesa dos interesses nacionais.

Anónimo disse...

E acha você que só ele entendia que a repartição não tinha que ser negociada?

Não pode saber o que outros líderes fariam ou não. Eles não foram chamados a essa responsabilidade.

O pó dos timorenses não tem nada a ver com as negociações sobre o petróleo ou o gás. Tem a ver com a prepotência com que a FRETILIN tentou tratar todo o povo.
Tem a ver com o nepotismo do partido, com a corrupção generalizada da administração pública, tem a ver com o discurso sobre o combate à pobreza e no entanto nada yer sido feito.

Acha que o povo da montanha sabe alguma coisa do petróleo?
Mas sabe que continua a viver na miséria e sem água canalizada nem segurança alimentar.

Sabe das lutas internas do partido e que tanto sofrimento está a causar.

Ainda acha que não deviam ter pó?

Você não tinha?

Anónimo disse...

"...mas o primeiro dólar que entrou no Fundo do Petróleo, foi nem há um ano,..."

O grande problema da margarida e que so repete aquilo que o Mari Alkatiri diz em entrevistas. O primeiro dolar a entrar na conta do "Fundo Petrolifero" foi nem a um ano porque foi a altura em que esse fundo foi aprovado. Pergunte la ao Mari sobre as dezenas de milhoes que ja tinham entrado desde 2000 numa conta bancaria no estrangeiro que deu tanta dor de cabeca porque ninguem sabia onde estava e quanto dinheiro ja tinha acumulado. Ate o proprio Parlamento andava frustrado porque apesar dos repetidos pedidos de informacao sobre esses fundos o Alkatiri mantinha os na escuridao. Espero muito bem que foi todo transferido para a conta do fundo petrolifero incluindo os juros. Sim incluindo o ultimo centavo dos juros. Mas admito que isso seria muito dificil de verificar.

Portanto margarida pare de vomitar aquilo que ouve ou le o Mari dizer em entrevistas. Tecnicamente seria correcto dizer que o primeiro dolar a entrar no na conta do "fundo petrolifero" "foi nem há um ano" mas o dinheiro do petroleo ja tinha comnecado a entrar alguns anos antes.

Anónimo disse...

A questão é que isso não vem no Avante e como tal a Margarida não pode saber. A Margarida e o resto da "malta", como ela lhes chama.
O mundo para essa gente só tem uma cor. E o que sair desse espectro é automaticamente descartado.
Pelo menos enquanto o partido não fizer uma revisão e não disser que o que antes era bom agora não presta e que o que não prestava agora é bom. É essa a história do partido dela ao longo dos anos para sobreviver às contradições da ideologia.

Claro que eles sabem que só sobrevivem no meio da ignorância e por isso agora apostam em Timor. Em Portugal já não conseguem nada.

Mas vão levar um banho monumental.

Anónimo disse...

Afinal acabam todos por não terem sido mínimamente capazes de rebater o que ants escrevi: "mas os actuais recursos, como lhes chama, nem caíram do céu nem TL recebeu nenhuma herança de nenhuma tia rica pois não? Devem-se exclusivamente a quatro anos de belíssima governação liderada pelo Alkatiri. Acaba por lhe dar razão afinal, isto é compensou ter sido duro nas negociações com a Austrália, compensou ter sacudido as “ofertas” interesseiras de crédito do Banco Mundial, compensou uma gestão rigorosa das contas."

Anónimo disse...

olha a minha sorte!!!! não é mesmo que volto a encontrar o "comentador fundamentalista bacoco e bolorento" no seu melhor estilo (como é fácil de ver trata-se do anónimo das Quarta-feira, Agosto 23, 2006 7:02:55 PM).....
volto a desafiá-lo para demonstrar corretamente essa tal diferença do PIB entre 2002 e 2006, mas tendo sempre em atenção ao chamado dinheiro "internacional" que na altura estava em circulação.... explico porque estive por lá nesses anos, e quando queria uma cerveja pagava 5 USD (e o USD valia mais que o Euro!!!)...
se fosse economista (que não sou!!) diria que se estava a misturar alhos com bugalhos....
informe-se e leia os relatórios do BM onde isso vem bem explicado...

Anónimo disse...

O ST, se eh com esse argumento do "bubble economy" que pensa defender a governacao de Alkatiri o melhor e tirar o cavalinho da chuva.
Existia realmente uma "bubble economy" resultante da grande missao da UNTAET no pais mas se pensa dizer que esse foi o verdadeiro problema e que a governacao do Alkatiri ate foi brilhante so se engana a si mesmo.

Qualquer economista lhe diria que para combater entao a crise economia que iria resultar da eventual retirada da missao da UNTAET seria necessario apostar fortemente nos sectores produtivos do sector privado timorense. Conselhos para isso nao faltaram. O problema foi a enorme preocupacao em montar um aparelho de estado que seria o instrumento da fretilin para se perpetuar no poder.

So isso poderia criar as condicoes para que com o crescimento do sector privado e a criacao de empregos os efeitos da saida da UNTAET nao tivesse um impacto tao grande na economia do pais. O que e que o governo de mari Alkatiri fez para por o sector privado em andamento? Practicamente nada! Os orcamentos do estado eram gastos no aparelho do estado (nao produtivo) que acabaram por se tornar nesta maquina altamente burocratica e podre de corrupcao.

Agora o pais sofre dessa falta de visao do Mari e da sua obcessao em montar mecanismos para garantir os 50-100 anos de governacao.

Anónimo disse...

margarida: Concordo perfeitamente com o anonimo das 5:42:59 AM.

Se o mari tivesse trazido o petroleo do Iemen ai dava-lhe o credito. Mas porque o petroleo foi Deus quem o colocou nas aguas de Timor e Mari so teve que negociar (fe-lo rodeado de muitos assessores estrangeiros de grande calibre) e isso era o que qualquer outro responsavel teria feito.
Ha pessoas que ate acham que o homem foi demasiadamente mole relativamente ao Greater Sunrise. Portanto veja la que ha pessoas que teriam sido mais duras que o Alkatiri relativamente a essa jaziga.

Anónimo disse...

Anónimo das 11:04:26 PM: por isso esses que alegadamente teriam sido mais duros estão agora todos satisfeitos com os soldados australianos em Timor e o Alkatiri fora do governo não é? Curiosamente não se referiu ao Fundo do Petróleo...

Anónimo disse...

Você não sabe ler pois não?
Então não viu isto mais acima?
"O primeiro dolar a entrar na conta do "Fundo Petrolifero" foi nem há um ano porque foi a altura em que esse fundo foi aprovado. Pergunte la ao Mari sobre as dezenas de milhoes que ja tinham entrado desde 2000 numa conta bancaria no estrangeiro que deu tanta dor de cabeca porque ninguem sabia onde estava e quanto dinheiro ja tinha acumulado. Ate o proprio Parlamento andava frustrado porque apesar dos repetidos pedidos de informacao sobre esses fundos o Alkatiri mantinha os na escuridao. Espero muito bem que foi todo transferido para a conta do fundo petrolifero incluindo os juros. Sim incluindo o ultimo centavo dos juros. Mas admito que isso seria muito dificil de verificar."

Isto responde à sua ignorância sobre o fundo petrolífero?

E para que saiba, esse fundo não é invenção genial do Mari, os noruegueses adoptaram esse sistema nos anos 70. E foram conselheiros noruegueses que montaram o fundo petrolífero de Timor. E muito bem.

Anónimo disse...

Concerteza que foram os assessores noruegueses que practicamente montaram esse fundo. E esse fundo eh ate melhor que o deles porque fizeram-no com o beneficio da experiencia que tinham adquirido com o seu proprio fundo. O que resultou foi por isso um fundo petrolifero aperfeicoado para Timor.
Mas isso eh do conhecimento geral de todos que estao inteirados nessa questao.

Foram tambem os noruegueses que desenvolveram os estudos e planos para a proposta primeira central hidroelectrica a ser construida na lagoa Ira lalaro em Lospalos.

Os noruegueses tem feito um trabalho excepcional em Timor-Leste. Claro que no fim quem ficou com os creditos todos foi o Mari.
A vergonha eh que quando se fala de sucessos o credito e todo do Mari e quando sao insucessos a culpa eh toda atribuida a terceiros.
Tal qual esta crise. Apesar de ele ter sido o PM e as malogradas decisoes que a despoletaram terem sido feitas sob a sua chefia, a culpa do que se seguiu foi atribuido a meio mundo mesmo que ele proprio admitia nao poder especificar quem eram esses alegados "golpistas".

Anónimo disse...

Anónimo das 3:20:59 PM: hoje já ninguém inventa a "roda" porque há muito que a roda foi descoberta, hoje tomam-se (ou não) decisões políticas. E foi Mari Alkatiri quem tomou a decisão política de criar o Fundo de Petróleo, quem tomou a decisão política deste ser do modelo norueguês e quem tomou a decisão política de contratar conselheiros noruegueses. E o que parece hoje um consenso - este fundo, com este modelo - não o era há dois ou três anos atrás.

Na altura houve quem defendesse a distribuição da massa do petróleo por todos lembram-se? E nem há muito tempo ainda havia quem quisesse uma quota para a Igreja. Folgo que agora já concorde com esta decisão política do governo de Mari Alkatiri.

Quanto ao resto do seu paleio sobre a crise e as responsabilidades do Alkatiri, é tal e qual o paleio do Xanana em 22 de Junho. Ele aí também foi muito afirmativo em atribuir a crise ao Alkatiri, aliás ele atribuiu todos os males do país ao Alkatiri e ao Lu'Olo, isto é à direcção da Fretilin.

Muito responsavelmente e com grande sentido de Estado, Alkatiri não pôs petróleo no fogo e predispôs-se a resignar para que Xanana não resignasse. Conseguiu com este gesto preservar o essencial: a paz social, a Constituição, o Parlamento Nacional, o II Governo Constitucional da Fretilin e as eleições em 2007. E a seu tempo se saberá das responsabilidades doutros órgãos de soberania no armadilhar desta crise. Não adianta pois tirar já conclusões como aliás Xanana tirou em 22 de Junho, porque num caso que o Tribunal de Recurso já dirimiu, provou que Xanana errara.

Anónimo disse...

O PR e que tem a responsabilidade sobre a seguranca e defesa...o que esta afzer para as coisas ficarem melhor...oviamnete nada. Esta vez nao pode passar a batat quente ao governo.

Anónimo disse...

Anónimo das 7:48:28 PM: é isso mesmo, desta vez o PR não pode passar a batata quente e as culpas para cima dos outros.

Anónimo disse...

Mas estavam a espera de milagres? Por muito carismatico que o Kay Rala Xanana Gusmao possa ser nunca teve uma varinha magica. Agora que a situacao melhorou bastante assim que o Mari resignou e Xanana assumiu essa responsabilidade la isso melhorou. Parou de haver tiroteios e demonstracoes nas ruas de Dili.

Quanto ao maior numero de deslocados ainda se esta por saber ao certo a razao. Porque e que no ponto mais alto da crise nunca tinha chegado a estes niveis e so aumentou ja depois da situacao acalmar substancialmente? E contraditorio nao e?

A nao ser que o povo, muito experiente nestas materias, esteja a precaver-se contra uma crise maior qua ainda esta para vir. Nao se esquecam que as milhares de armas adquiridas pelo RL ainda andam "perdidas" e os problemas no seio da Fretilin ainda so vao nos ensaios.

Anónimo disse...

Anónimo das 11:41:42 PM: ainda não percebeu que sem as tais demonstrações e tiroteios de que fala os australianos não tinham pretexto para desembarcar? Ainda não percebeu que havia 3 navios cheios de tropas e material bélico há 3 semanas perto das águas territoriais de Timor e que essas manifestações e tiroteios foram instrumentais para entrarem em TL e tomarem a responsabilidade da sua segurança? Não quer ver o óbvio?

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.