quarta-feira, agosto 02, 2006

East Timor Zealously Guards a Looming Lifeline: Oil and Gas

By JIM GOMEZ, Associated Press Writer

DILI, East Timor, August 1 (AP) - East Timor's ramshackle capital is dotted with rundown buildings, old cars and squalid camps packed with thousands of people waiting to return home after months of violence. But billions of dollars in largely untapped oil and gas reserves lie just off the coast of Asia's newest and poorest nation.

East Timor is zealously guarding its nascent oil and gas industry, seen as a potential lifeline following centuries of colonial rule and foreign occupation that crippled it politically and economically. It is determined not to follow the path of several other mineral-rich countries that failed to prosper.

The tiny country created a petroleum fund last year to protect its mineral wealth for future generations, which was lauded by the World Bank and other international institutions. The government has vowed not to spend the money, which so far pools income from two offshore fields, on golden palaces and limousines but on roads, schools and health.

Rules that govern the fund - currently $600 million and growing - limit how much the government can withdraw, and theoretically ensure a sustainable annual income for the nation of less than 1 million inhabitants for decades to come.

"It's the absolute best way of preserving the nation's wealth," said Roger White, a British expert advising East Timorese energy officials under an eight-year consultancy program funded by a grant from Norway. "It is to prevent the difficulties that many oil rich nations have had - either that their money is spent badly or when the oil and gas resources are gone, there is nothing left," he said.

East Timor was plunged to the brink of civil war in May when then-prime minister Mari Alkatiri -- the fund's architect - dismissed 600 soldiers, sparking clashes between rival security factions that spilled into gang warfare, looting and arson attacks. Alkatiri was forced to resign as prime minister in July amid allegations that he helped fuel the unrest, something he denies.

At least 30 people were killed and another 150,000 fled homes in the capital, Dili, highlighting the country's continued political instability seven years after it voted for independence from Indonesia.

East Timor survived largely on international aid when it first became a new nation in 2002, following two years of U.N. administration, earning almost nothing from its nascent petroleum industry.

Australia has been drilling for oil and gas for several years in an offshore field that includes Bayo Undang, located on contested waters between the two nations. After East Timor became independent, it was able to negotiate a considerably higher share in oil and gas revenues.

Twenty million dollars in royalties from the Bayo Undang field were rolled into the petroleum fund. Today it's worth more than $600 million, thanks to production at the Bayo Undang and Elenka Katua fields, soaring oil prices and interest payments, Alkatiri said in an interview with The Associated Press.

With an estimated 12 trillion cubic feet of natural gas beneath the Timor Sea -- slightly smaller than the reserves found under Brunei - the fund is expected to keep growing.

A treaty signed with Australia in January to develop the Greater Sunrise gas field -- the largest in the Timor Sea -- is expected to earn East Timor $4 billion over the expected 30-year life of the project.

Abraao de Vasconselos, general manager)of the Banking and Payments Authority, which manages the petroleum fund, said the money is invested in U.S. Treasuries and each government withdrawal requires parliamentary approval.

"The idea is to protect the fund for future generations," he said.

But others noted that East Timor's ability to hold on to oil and gas as a lifeline depends largely on the ability of the government - which is for the first time trying to tap into the resource fund to pay for the 2006-2007 budget - to effectively manage the revenues.

That means building an effective government and private work force by improving health and education, and investing in agriculture, infrastructure and rural development, said Jose Teixeira, Minister for Natural Resources, Minerals and Energy.

"Nothing will replace prudent economic and financial management," he said.

It also means avoiding pitfalls of other oil-rich developing nations like Chad, which saw a similar petroleum fund collapse after the government eased restrictions on spending of the oil money.

The World Bank responded by suspending $124 million to the Central African country, though the two sides have since signed an interim agreement restoring the loans.

Some critics at home wonder why East Timor is not taking advantage of its oil and gas reserves more quickly to rev up its economy and get people -- who earn an average of less than a dollar a month -- back to their homes.

"If we have the money, let's use it and not beg" from other countries, said Mario Carrascalao, a former East Timor governor. "It's not the way, we have to be responsible."

But White noted that East Timor, which was colonized for centuries by Portugal before coming under Indonesian occupation in 1975, needs to build an efficient bureaucracy before it can exploit the economic potential of its petroleum resources.

"There are very few experienced bureaucrats," he said. The country has had to start from scratch building all apparatus of government and does not necessarily know how to spend the money wisely, he added.

"It's the birth pains of a new nation," White said.

The recent instability also highlighted the risks of doing business in East Timor.

The government was forced to postpone signing oil and gas exploration contracts in other offshore areas with Italian oil and gas giant Eni SpA and India's Reliance Petroleum Ltd., said White. Gangs barged into a building that contains the offices of several senior energy officials and looted computers and supplies, he said. Several local staffers have yet to return to work, he added.

The deals are still on, Teixeira said, and they may be signed in the next few weeks.

"We were just within three weeks of signing these big contracts and having enormous work for the good of the country and now it's just waiting," White said. "It's an absolute tragedy."
.

60 comentários:

Anónimo disse...

Please note the following errors in this article by Jim Gomez:
- Para 1: East Timor has not experienced 'months' of violence.
- Para 3: (I assume) The word 'not' is missing prior to 'on golden
palaces and limousines'
- Para 4: There are no RULES that govern the withdrawal of revenue
from the Petroleum Fund. The value of Estimated Sustainable Income is
only a GUIDE. If Parliament wishes, it may withdraw greater than the
value of ESI and the Petroleum Fund Act can not prevent this.
- Throughout: The petroleum field names are spelled incorrectly.

In response to the 'critics at home (who wonder why East Timor is not
taking advantage of its oil and gas reserves more quickly)' Gomez
refers to, the following should be noted:
- East Timor's Petroleum Fund Act was established in August last
year. Since a Government budget has not been passed until now, there
has not been until now an opportunity to withdraw from the Petroleum
Fund via this mechanism.
- Prior to the establishment of the Petroleum Fund Act only FTP was
saved and taxes from petroleum exploitation were spent. In that
regard it could be argued that East Timor has already 'spent' some of
its 'petroleum revenue'.
However, (Gomez quotes) Adviser Mr White is correct in explaining
that an efficient bureaucracy must be built before much greater
amounts of revenue (petroleum of otherwise) are committed to budget
expenditure. It is noted that budget execution to date has been
relatively poor so there is no point increasing sectoral budgets
until they have the capacity to spend them wisely.

Finally, Mr Gomez neglected to mention that East Timor's oil and gas
exploration bidding process was highly transparent; the Evaluation
Commission reports of the Bid Process are published on the
Government's Oil and Gas Directorate website
(http://www.timor-leste.gov.tl/emrd/). This is, I understand, perhaps
the first time a Bid Report has been published.

Anónimo disse...

Hei tantos erros a serem corrigidos.
Ainda bem que o acessor de imprensa do Primeiro Ministro Rui Flores está de volta.

Bom profissional, discretro e está aí para ajudar e não empatar como o Cristóvão Santos. Só atrapalha.

Anónimo disse...

Este sr que so empata foi posto fora do jornal The Sun, na australia pois assinava artigos no jornal escritos por outros

Anónimo disse...

Tradução:

Timor guarda com zelo uma nascente linha de vida: Petróleo e Gás
Por JIM GOMEZ, Associated Press Writer

DILI, Timor-Leste, Agosto 1 (AP) – A capital escavacada de Timor-Leste está ponteado com edifícios em ruínas, carros velhos e campos miseráveis ocupados com milhares de pessoas que esperam regressar a suas casas depois de meses de violência. Mas biliões de dólares em reservas de petróleo e de gás ainda por explorar assentam na costa da mais jovem e mais pobre nação da Ásia.

Timor-Leste protege com zelo a sua nasceste indústria do petróleo e do gás, vista como uma potencial linha de vida no seguimento de séculos de domínio colonial e de ocupação estrangeira que a feriu política e economicamente. Está determinado a não seguir a via de vários outros países com riquezas minerais que falharam na prosperidade.

O pequeno país criou um fundo petrolífero no ano passado para proteger a sua riquesa mineral para as gerações futuras, que foi elogiado pelo Banco Mundial e outras instituições internacionais. O governo comprometeu-se a não gastar o dinheiro, que até à data junta o rendimento de dois campos offshores, em palácios dourados e em limousines mas em estradas, escolas e saúde.

As regras que governam o fundo – correntemente de $600 milhões e a crescer – limitam quanto o governo pode retirar, e teoricamente assegura um rendimento anual sustentável para a nação de menos de 1 milhão de habitantes durante as próximas décadas.

"É absolutamente a melhor maneira de preservar a riqueza da nação," disse Roger White, um especialista Britânico que aconselha os funcionários de energia Timorenses por intermédio de um programa de consultadoria de oito anos financiado por uma doação da Noruega. "É para evitar as dificuldades que muitas nações ricas em petróleo tiveram – de gastarem mal o dinheiro ou quando se acabam os rendimentos do petróleo e do gás, de não terem ficado com nada," disse.

Timor-Leste foi levado para a beira da guerra civil em Maio quando o então primeiro-ministro Mari Alkatiri – o arquitecto do fundo – demitiu 600 soldados, detonando confrontos entre facções rivais de forças de segurança que transbordaram em guerra de gangs, pilhagens e ataques incendiários. Alkatiri foi forçado a resignar como primeiro-ministro em Julho entre alegações que ajudou a fomentar o desassossego, coisa que nega.

Pelo menos 30 pessoas foram mortas e outras 150,000 fugiram das suas casas na capital, Dili, tornando visível a continuada instabilidade politica sete anos depois de ter votado pela independência da Indonésia.

Timor-Leste sobreviveu largamente da ajuda internacional quando se tornou uma nova nação em 2002, no seguimento de dois anos de administração da ONU, ganhando quase nada da sua nascente indústria petrolífera.

A Austrália tem vindo a canalizar petróleo e gás já há vários anos num campo offshore que inclui Bayo Undang, localizado em águas contestadas entre as duas nações. Depois de Timor-Leste se tornar independente, teve a possibilidade de negociar uma parte consideravelmente maior nos rendimentos do petróleo e do gás.

Vinte milhões de dólares em royalties do campo Bayo Undang foram depositados no fundo do petróleo. Hoje vale mais de $600 milhões, graças à produção nos campos Bayo Undang e Elenka Katua, à alta dos preços do petróleo e aos juros disse Alkatiri numa entrevista com The Associated Press.

Com uma estimativa de 12 triliões de pés cúbicos de gás natural por debaixo do Mar de Timor – ligeiramente menores que as reservas encontradas por debaixo do Brunei – espera-se que o fundo continue a crescer.

Um tratado assinado com a Austrália em Janeiro para desenvolver o campo de gás Greater Sunrise – o maior do Mar de Timor – espera-se que dê a ganhar a Timor-Leste $4 biliões durante o período expectável de vida de 30 anos do projecto.

Abraão de Vasconselos, o director geral da Autoridade Bancária e de Pagamentos, que gere o fundo do petróleo, disse que o dinheiro está investido em fundos do Tesouro dos USA e que cada remessa para o governo requer aprovação parlamentar.

"A ideia é proteger o fundo para as gerações futuras," disse.

Mas outros notam que a possibilidade de Timor-Leste se agarrar ao petróleo e ao gás como uma linha de vida depende grandemente da capacidade do governo – que tenta pela primeira vez canalizar recursos do fundo para o orçamento de 2006-2007 – para efectivamente gerir os rendimentos.

Isso significa construir uma força efectiva de trabalho do governo e privados melhorando a saúde e a educação e investindo na agricultura, infra-estruturas e desenvolvimento rural, disse José Teixeira, Ministro dos Recursos Naturais, Minerais e Energia.

"Nada substituirá uma gestão económica e financeira prudente," disse.

Também significa evitar as quedas bruscas doutras nações em desenvolvimento ricas em petróleo como o Chade, que viu um fundo de petróleo similar colapsar depois do governo ter facilitado restrições no gasto do dinheiro do petróleo.

O Banco Mundial respondeu suspendendo $124 milhões para o país da África Central, apesar das duas partes terem assinado um acordo interino a restaurar os empréstimos.

Alguns críticos domésticos perguntam-se porque é que Timor-Leste não tira vantagens mais rapidamente das suas reservas de petróleo e gás revigorando a sua economia e pondo as pessoas – que ganham uma média de menos de um dólar por mês – de volta às suas casas.

"Se temos o dinheiro, gastemo-lo em vez de pedir " a outros países, disse Mário Carrascalão, um antigo governador do Leste de Timor. "Não é o caminho, temos de ser responsáveis."

Mas White anotou que Timor-Leste, que foi colonizado durante séculos por Portugal antes de ficar sob ocupação Indonésia em 1975, precisa de construir uma burocracia eficiente antes de poder explorar o potencial económico dos seus recursos petrolíferos.

"Há muitos poucos burocratas eficientes," disse. O pais teve de começar do nada construindo todo o aparelho do governo e necessariamente não conhece como gastar o dinheiro sabiamente, acrescentou.

"São as dores de parto duma nova nação," disse White.

A instabilidade recente também iluminou os riscos de se fazerem negócios em Timor-Leste.

O governo foi forçado a adiar a assinatura de contractos de exploração de petróleo e do gás noutras áreas offshore com o gigante Italiano do petróleo e do gás Eni SpA eIndia's Reliance Petroleum Ltd., disse White. Gangs invadiram o edifício que continha os escritórios de vários funcionários superiores da energia e pilharam computadores e mercadorias, disse. Vários membros do pessoal local ainda não regressaram ao trabalho, acrescentou.

Os acordos ainda se mantêm, disse Teixeira, e talvez sejam assinados nas próximas semanas.

"Só nos faltavam três semanas para assinar esses grandes contratos e tivemos um enorme trabalho para o bem do país e agora estamos somente à espera," disse White. "É uma tragédia absoluta."

Anónimo disse...

Timor-Leste: EUA preocupados com a situação no país - subsecretário de Estado


Díli, 02 Ago (Lusa) - Os Estados Unidos acompanham com preocupação a situação em Timor-Leste e vão continuar a apoiar as autoridades na resolução da crise, disse hoje em Díli o subsecretário de Estado norte-americano para o Sudeste Asiático e Pacífico.

Segundo Christopher Hill, que falava à chegada à capital timorense para uma curta visita de menos de 24 horas, Washington acompanha "com muita atenção a situação em Timor-Leste".

"Estamos muito preocupados, sobretudo com os acontecimentos de Abril e Maio, mas esperamos que as coisas melhorem", acrescentou.

Christopher Hill tem agendado para hoje encontros com o Presidente Xanana Gusmão, com o presidente do Parlamento, Francisco Guterres "Lu-Olo", com o primeiro-ministro, José Ramos-Horta, e o ministro dos Negócios Estrangeiros, José Luís Guterres.

Antes de deixar Timor-Leste, quinta-feira de manhã (hora local), o governante norte-americano dará uma conferência de imprensa.

A visita do subsecretário de Estado norte-americano constitui a mais importante de um membro da administração norte-americana a Timor-Leste desde a independência do território, em 20 de Maio de 2002.

EL.

Lusa/Fim

Anónimo disse...

Timor-Leste: Oposição dividida na apreciação programa de governo de Ramos-Horta
Por Eduardo Lobão, da Agência Lusa Díli, 02 Ago (Lusa) - A divisão da oposição foi o destaque do debate e aprovação no parlamento do programa do II Governo Constitucional, que segundo o primeiro-ministro José Ramos-Horta segue a mesma base política e linha programática do anterior executivo.
Apoiado na confortável maioria parlamentar detida pela FRETILIN - que elegeu 55 dos 88 deputados que integram o Parlamento Nacional -, o governo de Ramos-Horta viu o seu programa aprovado com apenas dois votos contra e uma abstenção, entre os 71 parlamentares presentes na votação, realizada terça-feira à tarde (hora local).
Ramos-Horta apresentou um programa mínimo que visa levar o país até às eleições legislativas e presidenciais de 2007, num mandato de apenas nove meses.
No seu programa, o governo soube explorar as contradições da oposição, acentuando a necessidade da reconciliação comunitária e o combate à pobreza.
"Como as medidas preconizadas pelo primeiro-ministro vão ao encontro das nossas preocupações, como sejam o apoio à juventude, a reconciliação e a defesa do reforço do relacionamento com a Igreja Católica, não tivemos dúvidas em votar a favor", disse à Lusa Mariano Sabino, dirigente do Partido Democrático, a segunda maior força partidária representada, com sete deputados eleitos.
O facto do Partido Social Democrata, terceira maior força, com cinco deputados efectivos, e com quem o PD está em negociações para a realização de um acordo de incidência governativa pós-eleitoral, ter abandonado o Parlamento, não participando no debate e na votação, não é significativo para Mariano Sabino.
"Cada partido tem a sua estratégia. Continuamos a trabalhar num acordo pós-eleitoral. Consideramos que cada partido deve concorrer sozinho para saber quanto vale", considerou.
João Gonçalves, deputado do PSD, justificou a ausência nos debates e na votação com a "ilegitimidade" do II Governo Constitucional.
"Temos vindo a questionar a legitimidade do governo. Por isso não participámos no debate e na votação", explicou.
Aquando da posse de Ramos-Horta como primeiro-ministro, a 10 de Julho, Mário Carrascalão, presidente do PSD, criticou em declarações à Lusa a decisão do Presidente Xanana Gusmão em ter optado pela formação de um novo executivo, em vez de antecipar as eleições.
"Anunciou um governo constitucional, que resultou de negociações com um grupo que ele (Xanana Gusmão) disse ser ilegítimo, enquanto representante da FRETILIN. Se a direcção da FRETILIN é ilegítima, como ele o afirmou na mensagem à nação, quaisquer actos deste grupo são ilegais", vincou.
Mário Carrascalão referia-se à alegada ilegitimidade da actual direcção da FRETILIN, eleita em congresso pelo método de braço no ar, facto denunciado por Xanana Gusmão na mensagem que dirigiu à nação, a 22 de Junho.
O acordo pós-eleitoral deverá incluir também a Associação Social- Democrata Timorense (ASDT, seis deputados), que seguiu o PD na aprovação do programa apresentado por Ramos-Horta.
Os votos contra vieram da bancada do Klibur Oan Timor Aswain (KOTA), enquanto a abstenção foi do único deputado da União Democrata Cristã-Partido Democrata Cristão (UDC/PDC).
O combate à pobreza e a preparação de eleições dentro de nove meses são os principais pontos do programa do governo.
Tendo pela frente cerca de nove meses de governação, Ramos-Horta fixou no seu discurso oito áreas prioritárias de actuação: reconciliação, consolidação da segurança, reforma das instituições da defesa e segurança, eleições legislativas e presidenciais, redução da pobreza, crescimento económico e a boa governação.
O desenvolvimento e consolidação das relações com os países amigos, de que destacou Portugal, Indonésia e a Austrália, a finalização da demarcação da fronteira terrestre com a Indonésia, e a ratificação do acordo sobre a exploração petrolífera conjunta com a Austrália, do campo "Greater Sunrise", são as restantes áreas prioritárias de actuação.
Durante o debate, o primeiro-ministro timorense José Ramos-Horta evocou os receios que persistem entre a população deslocada de Díli em regressar às respectivas áreas de residência devido a questões humanitárias e de segurança.
A capital timorense continua a ser patrulhada por efectivos policiais e militares da Austrália, Malásia, Nova Zelândia e Portugal, países que corresponderam ao pedido das autoridades para assegurar a imposição e manutenção da lei e ordem públicas.
Ainda no discurso de apresentação do programa, Ramos-Horta salientou que a FRETILIN, partido maioritário, continua a constituir a base de apoio do seu executivo.
José Ramos-Horta substituiu Mari Alkatiri a 10 de Julho, na sequência da demissão de Alkatiri, a 26 de Junho, e no âmbito da crise político-militar desencadeada em finais de Abril.
EL.
Lusa/Fim

Anónimo disse...

Bamija lai!
Ja volto quando as galinhas abrirem o olho.

Anónimo disse...

4:40:05 PM anonimous said: "Para 3: (I assume) The word 'not' is missing prior to 'on golden"
palaces and limousines'"

You are wrong because in fact paragraph 3 says exactly that "the government vowed NOT to spend the money,..., on golden palaces and limousines..."

quote:
"The government has vowed not to spend the money, which so far pools income from two offshore fields, on golden palaces and limousines but on roads, schools and health."

Anónimo disse...

Indication of Corruption on Execution of State Budget

MP Alexandre Corte-Real, member of Commission C of the Parliament in charge of Economy and Finance said the State quarterly budget for 2005/2006 between January –March, has indication of corruption because most of the projects have not been completed but the report says 85% of the budget have been executed. Corte-Real cited as an example the project of the Airport, which has been claimed as completed but in reality half of it still not complete and he says that, worse, more money has been allocated for the mentioned projects for the new budget for the fiscal year 2006/2007. (TP)

http://www.unotil.org/

Anónimo disse...

fretilin se la kon to dolar se sira la komprem saida mak ramos horta haruka.sira fretilin agora tenke submete iha ramos laos ramos mak submete fretilin.

Anónimo disse...

Cristovao Santos e outros velhotes como ele que serviram o colonialismo fascista Salazar/Marcelo Caetano devem mas eh descansar e dar lugar aos mais novos!

Anónimo disse...

Há coisas que me baralham. Por exemplo, sendo eu apologista da utilização de energias alternativas, perguntava se em termos ambientais tem Timor-Leste há alguma política neste sentido. Ao que tudo indica a próxima grande revolução vai ser energética visto que a borrada da era insdustral em relação ao petróleo está aí para todos verem. Lixaram o planeta e continuam no mesmo ram-ram para o deitarem abaixo de vez. É que a natureza não perdoa, essa sim sem políticos que valham ou saibam sequer o que fazer devido às suas vistas "curtas" (excepção feira, claro, à grande visão de 50/100 Anos... mas essa é outra história).

Na Constituição da RDTL, o artº6 (Objectivos do Estado) alímea f), diz: "Proteger o meio ambiente e preservar os recursos naturais;"

O Artigo 61.º
(Meio ambiente)
1. Todos têm direito a um ambiente de vida humano, sadio e ecologicamente equilibrado e o dever de o proteger e melhorar em prol das gerações vindouras.
2. O Estado reconhece a necessidade de preservar e valorizar os recursos naturais.
3. O Estado deve promover acções de defesa do meio ambiente e salvaguardar o desenvolvimento sustentável da economia.

No Artigo 96.º
(Autorização legislativa), diz a alínea h): "Definição das bases de uma política para a defesa do meio ambiente e o desenvolvimento sustentável;"

O Artigo 139.º
(Recursos naturais)
1. Os recursos do solo, do subsolo, das águas territoriais, da plataforma continental e da zona económica exclusiva, que são vitais para a economia, são propriedade do Estado e devem ser utilizados de uma forma justa e igualitária, de acordo com o interesse nacional.
2. As condições de aproveitamento dos recursos naturais referidas no número anterior devem servir para a constituição de reservas financeiras obrigatórias, nos termos da lei.
3. O aproveitamento dos recursos naturais deve manter o equilíbrio ecológico e evitar a destruição de ecossistemas.

Isto é letra morta também? Para que a introduziram então?

O petróleo ainda vai ser a "morte" de Timor-Leste...

Anónimo disse...

Anónimo das 3:10:36 AM: são presos por terem cão e também por não o terem. Não acha que é gratuito (e até um tanto pedante) tanto criticismo a uma nação com quatro anos que das cinzas está com tanta dificuldade não só a construir o Estado, como as intituições e simultaneamente a abrir escolas, postos de saúde, e a tentar arranjar empregos para os seus jovens, a grande maioria da sua população onde a taxa do desemprego está nos 50%?

E depois de saber que no Fundo do Petróleo já conseguiram juntar 600 milhões de dólares, não lhe parece um tanto foleira essa generalidade de que o "petróleo ainda vai ser a "morte" de Timor-Leste"? Pense bem.

Anónimo disse...

ft said...
fretilin se la kon to dolar se sira la komprem saida mak ramos horta haruka.sira fretilin agora tenke submete iha ramos laos ramos mak submete fretilin.


Maun hanoin hanesa ne ka! Horta nia ema maka tur iha parlamento ka FRETILIN nian. Mario Carascalao questiona buat ida importante Tamba sa Presidente simu Governo ke membros mai husi lideransa ida nia considera ilegitima.

Parase hau la hatene Politica Timor nian mais hau hatene iha Politica geral individuais la forte liu grupo organisado.

Anónimo disse...

margarida, fui ali e voltei e perante as evidências há de facto uma série de pessoas que sim devem ser presas com ou sem cão. Não pode haver mais desculpas. A corrupção é uma delas mas vai dizer já que "prove isso". Tenha calma que de facto ou Timor-Leste limpa a sua própria classe corrupta ou realmente vai contar-me a mesma história daqui a uns anos. Aliás melhor exemplo não terá que o próprio país em que vossa excelência vive.

Faz 32 anos e ainda estão na cauda da Europa, continuamente ultrapassados mas estóicos na inteligência... de alguns. Quando a culpa deixou de ser do PREC passou a ser de quem? E assim sucessivamente, ainda hoje somos uma jovem democracia e as reformas aindam por aí a polular ao saber das insuficiências. Não deve ser por culpa do povo pois não? Ou também alinha na da falta de produtividade? Ah pois.

O problema está de facto como nasce o "menino" (leia-se Timor-Leste). Se torto é um problema endireitá-lo - como aliás se torna evidente. E de facto alguém vos avisou que a fase mais difícil era pós-independente, mas teimam em não acreditar e desatam a defenderem-se dentro de blidagens que pura e simplesmente acentuam o atoleiro. Não é fácil mas até acredito que se consiga, mas jamais como apregoam.

Anónimo disse...

Anónimo das 8:39:00 AM: era de calcular que a seguir viese, como veio a questão da corrupção. Se não são armas, é a corrupção, se não é o ambiente, é a blindagem, há sempre uns iluminados a querer ensinar os outros, de nariz empinado; uns atacam pela direita, outros pela esquerda, mas no fundo com essa da blindagem percebemos que defende a anarquia construtiva. O engraçado é que os neo-cons também. Deve ser só coincidência de agendas.

Anónimo disse...

There is a forgotten crisis in Timor Leste, no one seems to be taking a leading role in resolving the issue of the Internally Displaced Persons. At it stands today the numbers of IDP’s in camps throughout Dili and the outlying areas is staggering and is estimated at more than 100,000. The problem is apparent with many of the IDP reluctant to return home fearing further violence, a climate of fear in Dili is more a mirage, people seem to believe that violence is within the horizon. Security and relative peace has been returned to the Capital thanks to the Australian intervention forces and support form Malaysia, New Zealand and Portugal, there is no sign of burnings and youths rampaging though the streets of Dili. It seems the sense of security in the minds of the Timorese is only superficial.

Recently we have seen the NGO’s and the Prime Minister Ramos Horta urging IDP’s to return home. The President has declared that the humanitarian situation in Timor is grave. As it seems leadership has identified the issue but has not developed a clear plan to resolve it.

The President who is a symbol of the nation should take reigns of the IDP crisis. He should as he did during the crisis visit the IDP’s and urge them to return because the as the popular President above all can tour the IDP camps where he is much loved and convince people to return home and start the process of reconciliation. The President can again play a vital role in reconciliation. The President has shown he is a man of the people and rallied with his people and successfully forced the resignation of the Mari Alkatiri from the Prime Ministership.

No one in Timor Leste commands more respect than President Xanana and he is obliged morally to return his people home. The fact that most IDP’s did not like Mari Alkatiri and supported Xanana in the crisis specially after his speech on the 22 June it would not be difficult for the President to convince people to return home. The President has proved that he has the trust of the International forces and has their assurance that security has for the most part returned to normal.

The FFDTL is in encampment, FRETILIN has become weaker as a result of the crisis, it is time people return home so the healing process can begin. Apart from the original Petitioners whose grievances are yet to be resolved (Something the Prime Minister should resolve before the elections), Alfredo one of the instigators of the violence has been sidelined, apprehended after being caught red handed in possession of weapons by the diligences of Australian Forces is now facing prosecution.

The two most respected, and loved politicians in Timor Xanana and Ramos Horta should now use their influence and admiration of the people and convince people to return home. When you have more than 100,000 people in camps it is a deep crisis that must be resolved.

Anónimo disse...

margarida, é sim a corrupção, as discriminações, as armas, o meio ambiente, é o social, o cultural, sim é tudo isso e muito mais que deve ser tido em atenção e ao que parece não foi.

A blindagem que acentuou o atoleiro era e é, por exemplo, uma Constituição que muito bem sabe de onde emana e que, lamento repeti-lo, fez com que uma crise como a que decorreu se prolongasse no tempo trazendo ainda mais sofrimento a um já martirizado povo.

Se tivessem resolvido o problema das F-FDTL as coisas não teriam alcançado a realidade que se viu.

A agenda dos neo-cons está preenchida para os próximos 50/100 anos... era o que pretendia saber? Isto faz-me lembrar alguma coisa... como sabe o planeta não aguenta :)

Anónimo disse...

anonimo:7:48:20 AM
obrigado barak anonimo ho ita nia atuasaun.hau mos hanoin hanesan duni ita katak fretilin mak iha parlamento maioria i bem organijado,mas maluk labele haluhan katak politika laos logika ida.iha ramos ba agora iha 2 governo contuituisaun nee laos boneka nebe sira mak manda nia maibe nia mak iha oin tenke iha voz.agora husi fretilin maluk hatene katak fretilin agora nee laiha lideransa kredivel nune mos laiha figura.se iha loron ruma mosu ema nebe ita konhese ona jangan heran belu

Anónimo disse...

Ai meu Timor Leste pais tao pobre
Pobre economia, pobre Presidente
Recursos naturais ha que sobre
Mas Presidente temos um que mente

Xanana, Horta e seus irmanos
Com Mari correram, tu nao prestas!
Com os nossos amigos Australianos
Vamos agora fazer enormes festas

Ze povinho na rua continua
Pois suas casas estao queimadas
O presidente ainda esta na lua
E o primeiro nas suas mamadas

Plano de Governo ja apresentado
Afinal o do Arabe nao prestava
Assim fizeram Golpe de Estado
So para mudar quem mandava

Ai meu Timor cheio de riquezas
E tambem de incompetentes
Que com sinistras proezas
Dizem representar tuas gentes

Arabe Bin Laden so fizeste mal
Com mesticos e que isto anda
E se nao fosse o Portugal
Ai Timor ainda eras da outra banda

Resumindo e concluindo
Mas que grande desgraca
a nossa terra tem vindo
por causa de duas carracas

Fote Make Riba

Anónimo disse...

fote mak riba:10:56:20 Am
faz me lembrar o meu idolo manuel alegre......

Anónimo disse...

MFA - pode ser movimento força alegre :)

Anónimo disse...

desiste pa! nem poeta es. ou estas a querer passar por "guerrilheiro poeta" esquece por ja ha um.Xanana e mais nenhum.

Anónimo disse...

ft said... Quinta-feira, Agosto 03, 2006 10:19:22 AM

Hau concorda Politica Timorense laiha logica, mais hau la koncorda laiha lideransa, hau dehan ho CONFIANÇA que iha duni lideransa (e la muda). So bele dehan iha tempu hanesan ahgora dadauk nee lideransa lalika hatudo oin demais.

Ita hotu, FRETILIN ka lae hein deit eleisaun.

Anónimo disse...

O Mari está forte está. Mas como sabe o amigo a sua força não se pode comparar a força do poeta. Nunca lhe disseram que a poesia faz revoluções?

Mari está politicamente na posição em que está e não é à toa. A FRETILIN não tem liderança? Pois a ilegalidade do último Congresso assim o diz... mas isso é um problema que certamente irá resolver. Esperemos que desta vez, seja ela quando for, seja de bracinhos no sítio e cabeça fria.

Eu aposto já que RH limpa o Congresso! E se não for ele, a mim agradava-me mais que não, prefiro o JLG. Anda por aqui uma bota mal calçada.

MAs confesso-lhe que não vejo outra saída.

Anónimo disse...

anonimo:11:50:09 AM
lideransa lanuda hanusa se fretilin nia lideransa nee agora iha hela proces pengadilan ida nee deit nia kredibel lakon ona se lahalo kongres hodi hili lideransa foun belun fretilin la manan eleisaun nee hau brani taruh

Anónimo disse...

Quinta-feira, Agosto 03, 2006 12:03:18 PM

Lider barak lakon credibilidade durante crise. Balu hatudo sira incapasidade hanesan lider ou conhecimentu ba constituisaun, balun oportunistas, balu hatudo que sira la hatene conceito democrasia, barak usa povu nia naran tun sae, aat liu boot balun usa fali accusasoes mai husi programa telivisaun Australia nian hanesan documento legal ida para halao sira nia politica.

Maun parese advogado ida e hatene liu prosesu no dinamica judiciaria ("pengadilan") nian mais tuir hau nia hanoin lider balu ke liu hela prosesu nee laiha evidensia substansial contra sira u evidensia makas nebe implica sira ba accusasoes nebe grupos hatoo ba ita hotu. Nune hau dehan se prosesu judicial nian hotu e ita hetan lider nee mos hanusa?

Eleisaun ita hotu tenki fear ita nia aan. Lalika dehan Fretilin manan ou PD manan se maka iha Puder liu maka povu e sira sei kolia iha eleisaun.

Hau laos militante no simpatisante FRETILIN mais se maun hakarak taru hau acho que FRETILIN sei manan ho maioria.

Anónimo disse...

ft: hau konkorda tomak ho ita. Alkatiri labele halibur fali fasaun Fretilin sira no labele hametin fila-fali unidade iha fretilin laran. Karik frtilin la konsege halibur fali militante hotu-hotu no bainhira oras eleisaun to'o maka fretilin fahe hela bele lakon karik. No mos se Alkatiri mak nafatin SG no kandidatu ba PM partidu opozisaun sira sei uza ida ne'e hanesan vantajem boot ida iha kampanha eleitoral nia laran hodi hateten ba povu diak liu lalika hili fretilin lae Alkatiri sei sai fila-fali PM. Ho kampanha hanesan nee ema barak liu sei la vota ba fretilin tanba deit sira la Alkatiri no lakohi nia atu sai fali PM.

Anónimo disse...

Quinta-feira, Agosto 03, 2006 1:13:00 PM

Maun nia conceito Politica nian badak. Se hau maka Politico nain FRETILIN ida hau suporta Mari tamba hau factor rua.

#1 Eleisaun besik one e bele estraga FRETILIN se iha mudansa tamba lideransa foun tenki reorganisa nia aan fali enfrakesa nia aan ba hasoru desafios eleisaun. FRETILIN mos tenki hametin nia principios nebe que baseia ba justica no apoio ba constituisaun no democrasia. Se FRETILIN muda nia aan para halo individual ida ou partido seluk contenti la vale pena. Demisaun Mari nian foer hau acho FRETILIN hakarak hamos foer crise nian.

#2 Se Mari la sala??? Liders barak sei lakon credibilidade e mos fo vantagem bot ida ba FRETILIN quando eleisaun mai. Nune laos segredo ema balu hakarak prosesu Mari nian lao kleur. Se maun sira advogado no hatene sistema judicial imi hatene caso Mari nian caso ida que bele defende ho rigor.

Lalika kolia emocional no hare ba saida maka Partido seluk hakarak. Hare ba saida maka FRETILIN rasik hakarak ba nia aan.

Anónimo disse...

ba anonimo 1:24:21 PM.

Hau nia konseitu politiku maka badak? Hau mak emosional? Ita boot nia konseitu politiku kala loos liu hotu-hotu iha mundu rai klaran. Iha kualker nasaun demokratiku nebe deit, bainhira lider politiku ida liu husi prosesu hamenus kredibilidade hanesan Mari, nia kareira politika remata kedas no difisil liu atu halaoo fila-fali. Nee iha nasaun sira nebe ema tasak ona konaba politika. Karik iha Timor deit maka balun dehan povu beik maka bele oin seluk karik? Nee hau la fiar tanba povu Timor mos laos beik ba buat politika nian hanesan nee.

Problema laos atu "halo individual ida ou partido seluk contenti".
Problema maka Fretilin nia laran rasik. Hosi eleisaun 2001 Fretilin hetan 57% votus. Hosi tinan neba mai buat barak negativu maka akontese tiha ona ba Fretilin. Ida maka tuir prosesu natural ema nia frustrasaun barak ona tanba iha tinan 4 governu Mari nian sira nia moris la sae. hau hatene katak ida nee laos sala tomak governu nian tanba ita hahu hosi zeru. Maibe ita atu explika ba sira too nebe deit, povu ladun haree ba ida nee. Sira haree deit maka sira nia moris aat ba bebeik, fo han familia difisil liu, haruka oan ba eskola mos osan laiha ba livru, ropa, lapis no buat seluk tan. Nunee mos, akontese fali katak ema barak liutan maka kiak tanba dezempregu mos aumenta makaas, dezenvolvimentu la lao hodi kria servisu, povu barak la kontenti ho buak KKN (iha ka laiha, povu fiar KKN iha). Buat sira nee deit sei iha impaktu negativu ba Fretilin tanba Fretilin maka kaer governu.

Ida seluk maka ita hatene katak ema barak tebes la gosta Mari. Nee hau la koalia deit partidu seluk ka oposisaun tanba nee normal, maibe iha jeral povu barak nebe mos Fretilin la gosta nia tanba nia arogansia maka la tama diak ho timor nia adat, kultura.... Buat nee Marik rasik admite ninia arogansia.

Laos ida nee deit maibe Mari nia estilu lideransa iha Fretilin laran mos "xoke" ona ho membru no militante Fretilin nian barak. Nee dehan kata Fretilin nia divizaun durante krize ikus nee makaas liutan. Balu bele dehan kata sira nebe kontra uitoan deit, maibe uitoan-uitoan maka manu nia kakaluk nakonu. Nee dehan katak Mari laos ona individual ida nebe iha karisma hodi bolu fila-fali Fretilin nia "oan-kiak" sira atu fila ba uma hodi halo dame no hametin unidade partidu nian tanba "oan-kiak" sira nee lakohi simu "apa" Alkatiri. Iha nivel profesional Mari bele iha kapasidade too nebe deit, maibe iha nivel politiku nia sai fali nudaar "aquiles heel" ba Fretilin (katak pontu fraku Fretilin nian).
Krize ida nee halo katak lideransa Fretilin lakon kredibilidade barak iha povu nia oin. Lideransa no CCF, no komisaun politika sira bele metin nafatin ba nia maibe too oras eleisaun povu maka sei hili ho votu sekretu. Ita bele halo manobra fakar osan tun sae maibe kuando ba vota, idaidak ho maromak mesak maka hatene.

#2 Mari atu la hetan kastigu tanba nia la sala mos nia naran foer ona iha povu nia let. Nee buat ida normal iha mundu tomak nia laran. "the mud always sticks". Nune mos maske nia aan rasik la sala nia sala nafatoin tanba nia maka ulun boot governu nian hodi nune tenke simu responsabilidade ba sala ninia ministru sira tanba nia la konsege kontrola. Se agora nia la konsege kontrola maka krize nee mosu, se maka bele fo garantia katak abanbainrua nia bele garante seguransa ba ita nia rain? Hanesan deit!

Hau mos laos dehan Fretilin tenke halo mudansa atu halu ema seluk kontenti. Maibe Fretilin tenke halo mudansa nebe presiza atu halo membru, simpatizante no militante Fretilin hotu-hotu kontenti hodi nune bele hametin fila-fali unidade partidu nian. Hau laos ema Fretilin maibe iha 2001 hau vota ba Fretilin tanba hau haree katak partidu seluk seidauk tasak atu bele ukun. Tanba hau nee laos "mate bandeira hun" ida. Maibe iha eleisaun oin mai maka hau atu vota fali hau la hatene loos atu vota ba se. Hau hanoin diak liu fo lai oportunidade ba partidu seluk atu hatudu sira nia kapasidade duke hili fila-fali ema ida nebe hatudu momos ona katak nia laiha kapasidade atu garante seguransa hanesan akontese iha krize nee.

ya! Fretilin tenke halo mudansa laos tuir ema seluk ninia sasukat, maibe tuir mudansa nebe presiza halo duni ba Fretilin nia diak. Se la halo maka sei akontese hanesan iha kazu balu durante eleisaun suku. opozisaum manan tanba Fretilin fahe votu ba kandidatu Fretilin rua iha suku laran.

Hau laos Fretilin maibe eleisaun uluk hau vota ba Fretilin tanba deit alternativa kredivel seluk laiha. Maibe agora hau sei hein hela hodi haree Fretilin hadia nia uma laran metin ka lae. Tanba se la metin maka Fretilin manan nafatin, ninia governsaun mos sei la metin no povu sei moris nafatin ho laran taridu hein deit krqize ruma tan atu akontese. Hanesan nee ladiak.

Anónimo disse...

anonimo:1:02:28 PM
hau hatene saida mak ita hateten nee katak iha lider balun lakon credibilidadeiha crise..mas ida nee hare iha lider nebe lakon credibilidade hau bele tebak katak ita hakarak nee xanana mos iha pontu negativo iha atuasaun iha crise nee.mas ida hau hare ita boot descansa tamba se ita bot tuir husi kontestu estado direitu xanana atua dentro hela ita nia konstitu.so ke iha lider sira partidu mak melanggar..hau temi lider partidu hau bele dehan deit partidu fretilin mak sala(nia lider).hau koalia hanesan nee tamba husi mesagem Xanana nian dia 22 junho nia hato lolos ona saida mak akontese iha timor selama processo no kemerdekaan no depois independencia.ita bot dehan fretilin se manan iha poto ida hau bele setuju teoria vitoria antecipada ne'e,mas fretilin laman ho maioria,agora ho minoria relativa talves.mas ho kondisaun se fretilin kontinua ho mari iha oin belun nee fretilin nem hetan 20% votos hau barani tauh iha ne'e.

Anónimo disse...

anonimo:1:24:21 PM
hau koncorda ho ita bot nia 1.ponto mas 2.ponto ne'e relativa bainhira resultado ne'e justica fo sala ba a ou b nune se mak monu ne'e jelas laiha kedas credibilitas.

Anónimo disse...

anonimo:4:16:45 PM
hare husi kaca mata politika timor nian hau fo hotu konkorda iha ita bot nia ponto de vista iha leten ne'e.

Anónimo disse...

O Malai Azul anda mesmo distraído... então mas que andará o homem e a sua equipa da FRENTE a fazer?

Oh pessoal, então o Raillos foi ontem, dia 2 de Agosto falar uma vez mais com o PR? Parece que mais um relatório a juntar ao folhetim.

Denunciem a situação! Facciosos!

Aguentem-se...

Anónimo disse...

Hei, imi nai rua akerik hode Tetum ka Portugues? Tan ba saida make Portugues nia lian fuam mak barak?
Diak liu akerik deit hodo Portugues ona, keta lakon tempu!

Anónimo disse...

Anónimo das 12:02:48 PM: não sabe que o Congresso da Fretilin é só em 2008? Antes disso há eleições e quem vai organizar a campanha eleitoral da Fretilin é a sua direcção, com Mari Alkatiri e Francisco Lu'Olo. Não se precipite pois, que até 2008 muita água vai rolar.

Anónimo disse...

Com o Mari e Luolo a liderar a Fretilin pode bem perder em 2007. Ja nem valeria a pena falar de 2008.

Anónimo disse...

E como é que explica que desde a jogada do Xanana e do Horta, que derrubou o Alkatiri, haja hoje mais de um mês depois, mais deslocados (mais 50,000) do que antes? Eu acho que maior prova de desconfiança no Xanana e no Horta era impossível.

Anónimo disse...

margarida:12:08:17 AM
jogada de HR e X? derobar o Alkatari ? que isto margada ñ diz espatara maragarida..? ok...e este situação foram feita por ima joda..? por amor de de deus margada vc n esta mesmo a perceber o que aconteceu ...!!!!!!!

Anónimo disse...

Anónimo das4:07:11 AM: então quem quer perceber não percebe tudo? Então não andaram os dois com estes vândalos todos nas palminhas, em reuniões e reuniões ao mesmo tempo que minavam a autoridade do Comandante-Geral das F-FDTL e do Alkatiri Então não deixaram que esses vândalos provocassem estas barbaridades para assustar o povo, para criarem o caos social e terem assim o pretexto para deixar entrar os australianos que comoabutres já estavam há semanas embarcados a rondar Timor-Leste? E depois deles desembarcarem não obrigaram ao acantonamento das F-FDTL, para poderem trabalhar mais á vontade eles e os vândalos que continuavam a assustar a população? E agora, dois meses depois do Xanana se armar em chefe de segurança, onde é que afinal está a segurança? Não há, se houvesse as pessoas já tinham voltado para casa mas o resultado é o contrário, há hoje mais gente deslocada do que havia quando os australianos entraram. Esta é a verdade e você sabe.

Anónimo disse...

margarida:4:24:54 AM
vc continua escrever fora do assunto..e continua tecla na mesma tecla sabes..! eu tinha dito alias já crusamos varias vezes neste blog...é que onde estão as competência destes senhor que fereriste..? tiveram dar a cara do assunto..? e foram reunir com esete pessoas..? ou ficam calado com ar da sua arrogancia e incopetencia....? sabes que eu digo a verdade..deviam(TAUR MATAN RUAK,LERE,FALUR)todos deviam ir ao rua..deixam o cargao par as pessoas capas afrente.....

Anónimo disse...

Anónimo das 4:47:08 AM: num Estado de direito como é Timor-Leste a responsabilidade pela nomeação das chefias militares compete ao governo e só ao governo. E como a crise actual mostra é muito perigoso e desestabilizante ingerências neste sector. O que é necessário é estabilizar a situação e que ninguém mais meta o bedelho onde não é chamado, a começar pelo Xanana. Mal de mais já ele provocou.

Anónimo disse...

Timorasli, desculpe ter-lhe chamado Anónimo.

Anónimo disse...

margarida:5:05:29 AM
sim senhor..concordo plenamente ctg.mas, achas que quando a crise começou hove alguém do governo resolve o prblema com serenidade..? ou abandona o prblema e depois cagam par os assuntos..? que este tipo de gover..? onde as custluras democartico..? que raio aquele agoverno..eu.é assim sendo PR tem que intrevir é obrigação dele como PR..sabes...!

Anónimo disse...

Alin Timorasli eh importante saber ou procurar saber tem teve ou nao culpa, quem resolveu o tentou resolveu o problema. A questao principal agora eh como resolver a situacao dos deslocados, garantir seguranca para as pessoas poderem voltar as suas casas. Alin timorasli parece sugerir ou esta com muita vontade de mandar o TMRuak, Lere e Falur para a rua como diz. Mas sera que isso resolve a situacao? E quem eh que acha com competencia para assumir aqueles cargos? Sera o Alfredo, o Tara, o Tilman, o Donaciano Klamar Fuik? Voce conhece o backgaound que cada um deles tem? Basta ver o comportamento dos tres primeiros durante esta crise para tirarmos as conclusoes.

Anónimo disse...

Eu ja disse que o Timorasil usa "antolhos", e advinhem la quem os la pos? O cavaleiro Xanana!
Desconfio que este individuo tambem frequentava as reunioes com o Alfredo, Salsinha e Companhia, o que acham?

Jose Cinico

Anónimo disse...

A Margarida queria que se resolvesse a crise a tiro. O que ela não diz, porque não sabe ou não quer dizer, é que a tiro era o que o Railós estava imcumbido de resolver, se a candidatura do JLG tivesse seguido em frente e vencesse. As tais reuniões que ele teve antes do congresso eram precisamente para isso.
Mas o homem, ou porque lhe roesse a consciência ou porque percebesse, que depois de cumprida a tarefa iam crucificá-lo dizendo que actuou por conta própria e para que não falasse, limpavam-lhe o sebo também.
Vai daí foi contar tudo ao Xanana que logo aconselhou o JLG a retirar a candidatura se tinha amor à vida.
A tal viagem de taxi para o palácio das cinzas foi precisamente para esse aviso.

A partir daqui descambou tudo.

E é o que se vê.

Bem dizia o Mari mas vocês não querem acreditar no homem.
A FRETILIN pode criar a estabilidade e a instabilidade.

Tanto pode que criou.

E os ignorantes do que se passou em Timor ainda queriam que o Xanana e o RH se pusessem aos tiros a quem se recusou a cumprir essas ordens.

O que eles tentaram e em grande medida conseguiram, foi que não houvessem mais tiros. Ou acham que morreu pouca gente?

Os deslocados não voltam para as suas casas poruqe sabem, melhor que ninguém, que ainda há muitas armas e munições "em boas mãos".

E vem esta fulana com cérebro de anémona com receitas, como se pudesse ensinar o padre nosso ao vigário.

Esquece-se que Xanana, ainda na casa-prisão de Salemba, conseguiu conter a resposta das FALINTIL aos militares indonésios em 1999, senão, além de inúmeras mortes de Falintils, os indonésios nunca mais saíam e as forças internacionais ver-se-iam obrigadas a desarmar as Falintil como parte beligerante.

Quando é que esta gente aprende que não está a falar da europa, mas sim de um território no Sudeste Asiático?

Anónimo disse...

Timorasli: quando o problema em Janeiro começou eles dirigiram-se ao Xanana que reuniu com eles e depois já em Fevereiro remeteu para o Comandante-General resolver mas antes foi o próprio Xanana que lhes disse que se quisessem continuar soldados tinham dois dias para regressar aos quartéis. Eles não regressaram. Como o PR remeteu para o Comandante-General este convocou-os para um encontro e eles foram, mas quando abordou o assunto estes disseram que o assunto não era com o Comandante-General mas que era com o Presidente e recusaram-se a discutir com o Comandante-General. E mantiveram-se fora dos Quartéis. Entretanto o Comandante-General montou uma Comissão para ouvir as queixas e nenhum se apresentou até que o Comandante-General disse, estão fora, não querem voltar, não querem discutir, não querem apresentar queixa, a partir de 1 de Março considerem-se fora das F-FDTL, obrigada pelo tempo que cá passaram, mas amigo não empata amigo e a partir de 1 de Março considerem-se demitidos.

E em meados de Março aparece o Xanana, que entretanto tinha ido para o estrangeiro a dizer que a decisão do Comandante-General fora injusta e errada!

Isto é, foi o próprio Xanana que andou a recebê-los à revelia e à margem do Comandante-General; nada conseguiu; chutou para o Comandante-General e eles nada quiseram com o Comandante-General e bem ou mal o Comandante-General considerou-os fora.

Um PR responsável em primeiro lugar não andava a reunir com eles à revelia da hierarquia e uma vez que chutou a bola para o Comandante-General no mínimo calava-se quando o Comandante-General decidiu. É por isso que eu acho que o Xanana é culpado e que minou a autoridade do Comandante-General.

Entretanto em Abril começam com uma semana de manifestações em frente do edifício do Governo e é quando o Xanana pede ao governo para resolver o problema. O Governo encarregou disso o Horta que reuniu com eles - aliás só entregaram a petição pela primeira vez ao Governo e ao Parlamento quando já estavam em manifestações. O governo propôs a tal comissão dos Notáveis (com que eles concordaram), mas no dia seguinte permitiram que provocadores se infiltrassem, tornaram-se violentos, apedrejaram o edifício, usaram armas e granadas, queimaram carros e depois partiram em desfilada pela cidade pilhando e queimando - foi quando começaram os incêndios, quando as pesoas começaram a fugir, quando houve as pilhagens e os primeiros mortos. E foi quando eles começaram a exigir a demissão do Alkatiri.

Isto é, andaram desde Fevereiro em conversinhas com o Xanana que nada resolveu; despachou para o Comandante-General que resolveu e o Xanana criticou-o publicamente. Continuou o Xanana com mais conversinhas com eles; em Abril o Xanana pede ao governo para resolver, o governo arranja uma solução para iniciar o diálogo (Comissão de Notáveis) e eles disparam com a violência de imediato e com o ataque ao Governo. E depois ainda "fogem" para as montanhas, sempre a exigir a demissão do Governo e cada vez a causarem mais violência.

E a culpa é do governo? O governo foi mantido até fins de Abril à margem do processo que o Xanana andou tontamente a alimentar desde Janeiro. Claro que a culpa é exclusivamente do Xanana. Este é que os recebeu à margem do Comandante-General e do Ministro da Defesa, minando indecentemente a autoridade dos dois. Sensatez teve o Governo e o Parlamento em só agirem quando o Xanana lhes pediu, para evitar mais confusões do que as que já havia. Um PR responsável tinha despachado logo em Janeiro o problema para o Governo e não intervinha mais de modo algum, não os recebia e não emitia em público declarações, muito menos desabonatórias contra a hierarquia militar. Mas foi precisamente o contrário do que o Xanana fez. E a culpa é dele, ele é o culpado desta confusão.

Anónimo disse...

Anónimo das 8:01:08 AM : é tão tolo que pensa que não percebemos que no meio desta história toda onde o Xanana esteve de braço dado com eles em reuniões e reuniõezinhas sem NADA resolver, o único órgão de soberania que apresentou uma proposta abrangente, de DIÀLOGO, e soluções concretas para resolver o problema foi precisamente o governo de Alkatiri e que eles CONCORDARAM com essa solução, o próprio Salsinha concordou com a solução. Mas claro, recuou imediatamente, armaram a confusão e foram para as “montanhas”. Porquê? Certamente porque receberam ordens do único que eles consideravam o seu comandante o Xanana. É que se eles tivessem alinhado, lá se ia o pretexto todo para os Australianos entrarem. E o que o Xanana e o Horta queriam era os Australianos em Dili e as F-FDTL. Só não vê quem não quer, tão clarinhas as coisas são.

Mas entretanto, nem o Xanana nem o Horta se lembraram que a população de Dili se assustou a sério - e o caso não era para menos, foram mais de 900 as casas que esses vândalos destruiram - e agora até lhes dava geito que a população regressasse a casa, só que a população está traumatizada, os vandalismos lembraram-lhe demasiado os sofrimentos de 1999, e com essa cambada ainda toda à solta, joga pelo seguro e mantém-se nos campos de deslocados.

Esqueceu-se o Xanana e o Horta que é fácil tirar o génio da garrafa, mas muito mais complicado é voltar a metê-lo lá. Soltaram os demónios e agora estão aflitos. Semearam ventos agora colhem tespestades. E o que a população mostra é que não acredita nem confia neles. Se eu estivesse aí, eu também não acreditava nem confiava nesses dois e nos seus pouco recomendáveis amigos que andam à solta armados.

Anónimo disse...

Diz "certamente" sem saber se assim foi ou não. Supôe, né?
Deduz, quando muito.
Mas como quem nada sabe pouco acerta, atirou ao lado.

O problema é mesmo a cambada que anda à solta, com "armas em boas mãos". A população sebe-o e bem.

E não foi Xanana nem RH que as distribuíu.

Anónimo disse...

O JLG estava desfasado da realidade do Pais, nao conhecia e nao conhece o pais. Nao sabe gerir a sua propria casa, como sabera gerir um Pais? Ele nao teve e nunca podia ter, nem sequer 1/5 de delegados para assinarem a sua candidatura, portanto nao podia apresentar-se como candidato. O tempo que esteve no Congresso, entrva calado e saia mudo. So abria a boca quando era para falar aos jornalistas. A campanha que fazia era aos jornalistas e nao aos delegados. Como eh que um pretendente a secretario geral de um Partido, estando a viver fora, chega com duas semanas de antecedencia para organizar a sua candidatura. Confiou demais no mafioso do Vicente Maubosi ou Maubusa. O eterno ingenuo, dorminhoco e preguicoso, este Jose Luis Guterres!

Anónimo disse...

É importante saber ou procurar saber quem teve ou não culpa, quem resolveu ou tentou resolver o problema. Mas questão principal agora é como resolver a situação dos deslocados, garantir segurança para as pessoas poderem voltar as suas casas. Alin timorasli parece sugerir ou está com muita vontade de mandar o TMRuak, Lere e Falur para a rua como diz. Mas será que isso resolve a situação? E quem é que acha com competência para assumir aqueles cargos? Será o Alfredo, o Tara, o Tilman, o Donaciano Klamar Fuik? Você conhece o backgaound que cada um deles tem? Basta ver o comportamento dos três primeiros durante esta crise para tirarmos as conclusões.
Cada um no seu couto, comportavam-se e se comportam como uns senhores de Guerra. (Lordwar, conclusao do James Dunn, publicado neste blog). A expressao senhores de Guerra encerra muita coisa. Normalmente esses senhores dao ordens e contra ordens, acirram os animos dos seus apoiantes, provocam medo nas populacoes, praticam desmandos, ausencia total de disciplina, vive-se num ambiente onde nao falta o alcool e outras substancias alucinogenicas e o consequente abuso e violacao das mulheres. Há ainda os pequenos grupos de civis, sobretudo jovens, organizados por estes senhores para cobranca coerciva de dinheiro as populacoes e a pequenos comerciantes locais, apropriam-se de carros do Estado e ocupam casas de privados e do Estado, algumas cedidas desavergonhamente pelo proprio PR!

Relativamente aos cerca de 600 elementos das F-FDTL, o Comando tomou a decisao de os desvincular da Instituicao, porque se auto-excluiram, portanto desertaram das Forças Armadas. Houve tentativa de resolucao desse assunto mas nao houve correspondencia, os mesmos se recusaram a colaborar. Saltando por cima da hierarquia da Instituicao a que pertenciam, foram manifestar-se directamente ao PR exigindo que este interceda por eles. Passaram a ser conhecidos por “petecionários” quando o PR lhes pediu para apresentarem uma petição. Foram baptizados pelo PR!

O JLG esta desfasado da realidade do Pais, nao conhecia e nao conhece o pais. Nao sabe gerir a sua propria casa, como sabera gerir um Pais? Ele nao teve e nunca podia ter o apoio, nem sequer de 1/5 dos delegados para assinarem a sua candidatura, portanto nao podia apresentar-se como um candidato serio. O tempo que esteve no Congresso, entrava calado e saia mudo. So abria a boca quando era para falar aos jornalistas. A campanha que fazia era aos jornalistas e nao aos delegados. Como eh que um pretendente a secretario geral de um Partido, estando a viver fora, chega com duas semanas de antecedencia para organizar a sua candidature? Confiou demais no mafioso do Vicente Maubosi ou Maubusa. O eterno ingenuo, dorminhoco e preguiçoso este Jose Luis Guterres!

Anónimo disse...

margarida:8:38:31 AM
so par relembra ñ é xanana é tem dinheiro sabes isso..? ate as pesoas que trabalha com xanana so voluntariado isto preminores tu n sabes pois n so para saber ..!

Anónimo disse...

Voce esta muito mal informado alin timorasli. Consulte o orcamento de Estado e vai ver se os que la trabalham sao pagos pelo Estado, portanto funcionarios, ou se sao voluntarios. Os assessores internacionais que la estao sao pagos ou por uma instituicao ou agencia internacional ou pelos seus respectivos governos, mediante contrato. Os proprios chamados voluntarios australianos recebem um subsidio exactamente por serem voluntarios. Voluntarios,uma treta!

Anónimo disse...

O timorasli tem razao. Alem dos funcionarios e assessores pagos houve tambem os que trabalharam voluntariamente.
Houve tambem empregados remunerados que apos o fim do seu contrato continuaram o tempo que puderam em regime de voluntariado.

Anónimo disse...

Tenho conhecimento de alguns Timorense que tambem sao cidadaos austrlianos que estao com um pe em Timor e outro na Australia que faziam que trabalhavam la nas Cinzas. Mas esses ou estavam de ferias em Timor ou eram os eternos desempregados na Australia e recebiam subsidios a custa dos contribuintes australianos! Fica tudo como disse o anonimo das 11:35:01.

Anónimo disse...

anonimo:11:35:01 AM e anonomo:3:10:31 PM
gosto muito as vossas imformações mas, as vssas imformações são todas falsas.eu tive trabalhar nas oalacio das cinzas como volantariado além disso ja tive tb ajudar nos ministério das seguranças social..todo voluntaria..sabes eu sei mais o que se passou com governo do que um dos voçes os dois..isto garanto eu..agora ñ venham dizer que o Governo imcompetente liderada ex. como o tal mafiosos alkatiri pagam as pessoas por amor de deus.e mais não coisas mais bircrata do mundo que o mafioso mari ja paraticou em timor mais e mais coisas amigo.não sabes relidades em timor ñ vale pena faz dsiparata este blog okey...

Anónimo disse...

Timorasli:
E faz parte do contrato de trabalho que teve com o Presidente de cada vez que menciona o Alkatiri chamar-lhe nomes? Olhe que parece, mas não é bonito.

Anónimo disse...

O Timorasil diz tudo quando escreve: " Gosto muito das vossas informacoes, mas sao todas falsas..." Portanto so nos resta apenaS IGNORAR o que ele escreve ou tenta escrever poi a maior parte das vezes nao faz senso!
Timorasil, onia kakutac mamuk duni, au moi barak are Timor oan ida akerik anessa oh. Diak liu ba entrega ema nia Computador oh usa dadaun, au anoin ema nauk governu nia.
Jose Cinico

Anónimo disse...

la esta outra vez o "au,au,au" do Fote Make Riba. Troca de nomes como quem troca de cuecas e agora ja e jose cinico.
E essa a vossa estrategia de criar a ilusao de que sao muitos os que apoiam o Mari? Pena que essa tactica so e possivel no cyberspace. Imaginem o bem que faria as vossas demonstracoes pro-Alkatiri se fosse possivel faze-lo no mundo real.

Jose cinico ka Pinico ka saida deit. Molok o kritika fali ema seluk haree ba o nia aan uluk. O nia argumentu sira mesak argumentu valeta kuak nian. O nia mentalidade "mate bandeira hun" sei halo o sai beik ba bebeik.

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.