quinta-feira, abril 19, 2007

"Serei Presidente de todos e para todos"

Francisco Guterres Lu Olo para Presidente

Comunicado de imprensa
Terça-feira, 17 Abril 2007

Lu Olo servirá todo o povo e defenderá o seu país

O candidato Presidencial da FRETILIN, Francisco Guterres Lu Olo, prometeu hoje que Timor-Leste estará sempre em primeiro lugar, ao fortalecer as boas relações com os outros países.
Esta declaração foi em resposta ao que foi dito por José Ramos-Horta, de que as relações com os países vizinhos enfrequeceriam sob uma presidência de Lu Olo.

"Depois de ter passado os 24 anos de resistência nas montanhas, como guerrilheiro, eu já provei o meu compromisso pelo povo de Timor-Leste e pelo interesse da nossa nação," disse Lu Olo.
"Relações internacionais não se baseam apenas em ter amigos pessoais. Baseia-se em Estados e suas instituições interagindo entre elas. Eu sempre respeitarei e promoverei a amizade com outros Estados, mas Timor-Leste estará sempre em primeiro lugar e sempre defenderei o nosso país.

"Eu nunca deixarei Timor-Leste para trabalhar em Nova Iorque, ou em qualquer outro lugar. Timor-Leste é o meu país, minha pátria, pela qual eu lutei e vi meus camaradas a perderem as vidas por ela. Eu sempre viverei aqui e nunca deixarei este nosso belo país.

"Como Presidente do Parlamento Nacional, realizei visitas oficiais a muitos países, e recebi representantes de muitos parlamentos, incluindo Austrália, Indonésia e países da CPLP. Eu criei relações que durarão muitos anos e irão ajudar-me no meu trabalho como Presidente da República, na promoção de melhores relações internacionais para o nosso país".

Lu Olo questionou também sobre a capacidade de Ramos-Horta na representação de Timorenses de todas as partes do país.

Rejeitando as acusações feitas por Ramos-Horta – publicadas na Imprensa de ontem – de que Presidente Lu Olo tem dificuldades em unir todo o país, Lu Olo disse: "Como Presidente do Parlamento Nacional eu tive um papel de sucesso na gestão de diferenças entre os partidos politicos representados no parlamento, e na promoção de diálogo entre eles. Eu fiz isso, mesmo sendo um militante da FRETILIN.

"Eu venci a primeira volta das eleições porque eu fui capaz de obter votos por todo o país, e não somente em Dili. O Sr Ramos-Horta não conseguiu obter bons resultados em muitos distritos. Eu estou preocupado que ele não representará, de forma adequada, o povo de todo o Timor-Leste."

Para mais informações, contacte:
Harold Moucho (Assessor político de Lu Olo) (+670) 723 0048 (Dili) Jose Manuel Fernandes (Representante Oficial de Lu Olo para as eleições) (+670) 734 2174 (Dili) http://www.luolobapresidente.blogspot.com , http://luolo.blogspot.com, http://www.timortruth.com

Sem comentários:

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.